Nova Futura Investimentos 22 de abril de 2022 11 minutos lendo
Voltar para o blog

10 melhores investimentos para iniciantes: comece a investir agora!

22 de abril de 2022   -   11 minutos lendo

Não há consenso sobre quais são os melhores investimentos para iniciantes devido ao grande números de opções que o mercado financeiro brasileiro oferece a quem deseja iniciar no segmento.

Além disso, há fatores importantes que precisam ser levados em consideração, uma vez que a capacidade de investimento, perfil e expectativas são diferentes de pessoa para pessoa.

Os últimos números da B3 apontam para um crescimento exponencial de pessoas físicas que decidem investir. Apenas em 2021, o número de pessoas físicas que iniciaram nesta área chegou a mais de 1,5 milhão.  

Certamente, esta iniciativa demonstra uma visão menos imediatista sobre rendimentos, um maior conhecimento sobre finanças e, claro, a desburocratização do setor.

Por isso, a Nova Futura preparou este artigo exclusivo com os 10 melhores investimentos para iniciantes. Se você ainda tem dúvidas sobre quando e como iniciar nesse universo, esse conteúdo é para você! Boa leitura!

Afinal, o que é um iniciante em investimentos?

Não é preciso explicar que a construção de um patrimônio e um futuro financeiro sólido possuem relação em como uma pessoa se organiza ao longo da vida. Entretanto, muitas pessoas deixam de investir por considerarem os processos complexos.

Acontece que nenhum grande investidor entrou no mercado financeiro com conhecimento total de todas as modalidades de investimento. Aliás, há casos em que os ganhos e perdas foram conquistados por fatores que não passaram por nenhuma estratégia.

Porém, isso mudou com o passar do tempo e com as diversas fontes de informações do mundo atual.

Por isso, é possível afirmar que um investidor iniciante não é, necessariamente, aquele que desconhece sobre investimentos. Todavia, ainda não colocou em prática os conhecimentos sobre a área.

Seja por receio, tempo ou pela espera do “momento certo”, o que é necessário considerar sobre os melhores investimentos para iniciantes é que eles mudam frequentemente. E para se aprimorar no mercado financeiro, deve-se buscar informações constantes em canais confiáveis.

Com certeza irão surgir dúvidas mais específicas, mas o preparo também faz parte do processo. Por exemplo, antes de se aprofundar sobre o que é renda variável, é preciso também entender as alternativas mais conservadoras de investimento.

Só assim, o conceito de investidor iniciante dará lugar a um expert em investimentos e que domine fatores essenciais como riscos e potencialidades.

opções de investimento

Conceitos básicos para quem vai começar no mercado de investimentos

Está começando a pesquisar sobre os melhores investimentos para iniciantes? Pois antes de tudo, saiba que conhecer os principais termos do mercado financeiro pode tornar a jornada mais fácil. 

Isso porque há conceitos recorrentes e, por meio deles, você consegue compreender melhor cada etapa para conseguir investir com segurança. Abaixo relacionamos os principais deles. 

Rentabilidade

Um dos principais conceitos que você deve conhecer é o de rentabilidade. Ela, nada mais é, do que o retorno esperado quando você investe uma quantia. Cada tipo ativo possui sua própria rentabilidade. 

Por isso, é preciso analisar essa informação para escolher algo que dê os retornos esperados para você. Vale lembrar que, com rentabilidades maiores, os riscos também tendem a aumentar. 

E claro, como o mercado tende a ser volátil, nem sempre essa rentabilidade é fixa, uma vez que pode oscilar de acordo com fatores externos e internos.

Liquidez de investimentos

Ao buscar pelos melhores investimentos para iniciantes, saber o que significa liquidez é primordial. Isso porque o termo define a capacidade de conversão de um ativo em dinheiro na conta. 

Ou seja, a ciência sobre a liquidez de sua aplicação irá permitir que você tenha um panorama mais amplo quando precisar decidir o momento de retirar o dinheiro, se necessário.

No caso, pode existir uma liquidez diária ou aquelas que possuem em prazo de validade. É importante conhecer esse detalhe caso você queira ter acesso fácil ao seu investimento quando precisar. 

Carteira de investimentos

A carteira de investimentos é uma espécie de portfólio que irá agrupar todos os ativos que você escolheu para investir. E sobre esse assunto, há uma regra geral que vale para os melhores investimentos para iniciantes ou especialistas: a diversificação.

Diversificar uma carteira de investimentos é distribuir o valor disponível em opções com diferentes prazos e riscos. Dessa forma, é possível reduzir perdas em caso de oscilações bruscas ou volatilidade do mercado.

Por exemplo, se você investe parte em Super Strike e parte em CDBs, dificilmente as perdas serão igualmente intensas em uma situação crítica. Por outro lado, você não atrela seus ganhos apenas a rendimentos menores, como os que acontecem com a renda fixa.

Além disso, diversificar a carteira pode oferecer compensações lucrativas em momentos em que várias opções apresentam forte alta.

Diversificação

A diversificação também é algo importante para quem busca os melhores investimentos para iniciantes. Ela está diretamente ligada com a carteira de investimentos, como já mencionamos. 

A ideia é justamente não aplicar todo o dinheiro em apenas um tipo de investimento. Com os riscos de mercado, quanto mais variada as fontes, os ganhos tendem a ser maiores e os riscos menores. 

Afinal, você não ficará refém de apenas um ativo. Por isso, busque investir em diferentes setores e ativos.

taxas de investimento para iniciantes

Taxa Selic, IPCA e CDI

A Taxa Selic, o IPCA e o CDI são 3 termos recorrentes no mercado financeiro.

Primeiramente, a Taxa Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Em resumo, ela é uma taxa básica de juros presente na economia nacional, assim, é utilizada pelo Banco Central do Brasil para controlar a inflação. 

Ao mesmo tempo, temos o IPCA, ou Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele ajuda a entender as tendências na inflação, e para isso, seu cálculo acontece a partir dos preços médios da compra de serviços e produtos no país. 

Por último, temos o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que são títulos que os bancos emitem e que servem como empréstimos para captar recursos. Dessa forma, trata-se de uma aplicação de um dia útil e ajuda na melhora da liquidez. 

A importância de realizar investimentos

Apenas economizar e ser capaz de administrar seus recursos e patrimônios podem não ser suficientes para uma vida tranquila financeiramente. Isso porque existe a inflação que afeta diretamente a valorização da moeda.

É por isso que uma determinada quantia hoje não possui o mesmo valor após certo tempo. Logo, é possível afirmar que apenas a economia sem investimento não trará rendimentos e sim perda contínua de valor.

10 Principais investimentos para iniciantes

Agora, que tal conhecer os melhores investimentos para iniciantes? Separamos 10 entre as diversas opções do mercado que podem te auxiliar a conseguir bons rendimentos.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um ativo que possui sua taxa de rendimento ligada à taxa de mesmo nome. Ele tem liquidez diária através de rendimentos que se somam ao valor principal dia a dia.

Vale lembrar que no caso do Tesouro Selic, o investimento é pós-fixado. Dessa forma, você só consegue ter informações sobre o rendimento quando solicitar o dinheiro ou depois do vencimento do título. 

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um título público em que metade conta com um valor fixo e a outra metade sofre influência da inflação. Sendo assim, é uma rentabilidade híbrida, com taxas de juros pré-fixadas e pós-fixadas. 

No caso da taxa pós-fixada, temos o IPCA  – que atua como um corretor da inflação – mantendo seu rendimento acima dela. Por isso, é um bom investimento a médio e longo prazo.

Tesouro Prefixado

Já para quem quer ter noção do retorno com antecedência, uma opção é o Tesouro Prefixado. Essa é uma opção de Renda Fixa, em que você sabe qual a taxa de juros no momento de investir. 

Mas claro, para manter esses valores, é necessário continuar com o investimento até sua data de vencimento. Isso porque ao retirar antes dessa data, os ganhos serão apenas do valor de mercado. 

Há também a opção de Tesouro Prefixado com juros semestrais. Nesse caso, ele recebe juros a cada 6 meses e consegue resgatar o valor antes da data de investimento.

Certificados de Depósitos Bancários (CDB)

Entre os melhores investimentos para iniciantes, também temos os Certificados de Depósito Bancário ou apenas CDBs. Por sua disponibilidade em bancos, são simples de acessar e uma alternativa eficaz à caderneta de poupança. 

Ele também é uma opção de Renda Fixa em que os investidores “emprestam” dinheiro para os bancos. Em outras palavras, existe uma remuneração para o investidor em CDB que se pauta em juros. 

Recibos de Depósitos Bancários (RDB)

Outra opção é o RDB, ou Recibos de Depósitos Bancários. Ele também é um ativo de Renda Fixa, em que o investidor “empresta” dinheiro para uma instituição financeira privada. 

Dessa forma, os rendimentos estão de acordo com os juros que você receberá em retorno. Porém, no caso dos RDBs, o resgate do dinheiro só pode acontecer após a data de vencimento. Sua emissão acontece em sociedades de crédito ou financiamento e cooperativas de crédito.

Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCI e LCA)

Ainda na Renda Fixa, temos as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio, conhecidas como LCI e LCA. 

Em ambos os casos, elas são investimentos em títulos privados. O que as diferenciam são suas finalidades, uma vez que o LCA foca em atividades do agronegócio. Por sua vez, o LCI se relaciona com o mercado de imóveis.

Entretanto, os dois podem oferecer rendimentos pré-fixados, pós-fixados ou híbridos. Na maioria dos casos, o resgate dos títulos se condicionam à data de vencimento. 

Fundos de investimento

Fundos de investimento também são alternativas interessantes para quem está começando. Isso porque, por meio dele, o investimento acontece em conjunto e conta com um gestor para as decisões.

Nesse sentido, ele tende a ser muito seguro, uma vez que um profissional irá acompanhar seu processo. E claro, dentro dele, é possível optar por alternativas mais seguras e outras mais agressivas. 

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários estão entre os melhores investimentos para iniciantes. Isso porque, essa opção reúne várias pessoas que buscam investir no mercado imobiliário. 

Todo o dinheiro que é investido tem sua utilização na compra ou construção de imóveis. Com isso, os retornos acontecem quando esses imóveis são alugados ou arrendados. 

Ações

Quer começar apostando na Bolsa de Valores (B3)? Para isso, você pode apostar nas Ações, que são opções com maiores riscos e ideais para quem tem um perfil mais arrojado. 

Ao adquirir uma ação, você comprará uma pequena parte de uma empresa e se tornará sócio dela. Ou seja, você pode lucrar a partir dos dividendos, do resultado do lucro da empresa, ou ainda da venda de ações valorizadas.

Letras de Câmbio (LC)

As Letras de Câmbio (LC) são rendimentos fixos em que o investidor empresta dinheiro para financeiras e, em contrapartida, o recebe de volta com juros incidentes sobre a aplicação.

Ou seja, é um título de crédito muito parecido com o CDB. Inclusive, o prazo de investimento costuma ser maior e pode variar entre 2 e 6 meses.

Iniciantes podem investir em renda variável?

A renda variável pode ser um dos melhores investimentos para iniciantes, mas, neste caso, exige que o perfil do investidor seja mais agressivo e que ele esteja disposto a correr maiores riscos. 

Em resumo, isso também faz com que seja necessário um conhecimento e preparo mais amplo do investidor. Isso porque, estamos falando de um dos tipos de investimentos financeiros com as maiores oscilações.

Em uma renda fixa, por exemplo, você sabe com antecedência o quanto poderá lucrar com aquele investimento. Na renda variável, os resultados irão depender das movimentações e os riscos de perdas e ganhos serão sempre maiores.

O que um iniciante deve considerar antes de começar a investir em renda variável?

Após conhecer os 10 melhores investimentos para iniciantes, trouxemos algumas dicas valiosas para que se coloque em prática em qualquer uma das suas escolhas.

  • Planejamento financeiro: Por meio dele você pode acompanhar melhor seus ganhos e gastos. Dessa forma, conseguirá mensurar onde é possível economizar e qual a sua capacidade financeira para os investimentos.
  • Livre-se de dívidas: Ao fazer um investimento, você terá que comprometer seu dinheiro com ele. Por isso, é preciso a quitação de pendências financeiras de qualquer espécie. 
  • Tenha objetivos e conheça seu perfil de investidor: Definir objetivos irá guiar o seu processo de investimento de modo mais responsável e eficiente. Isso porque você terá em mente o que deseja conquistar com essa atitude.
  • Faça uma reserva de emergência: Essa dica costuma ser ignorada por muitos investidores, mas é a melhor forma de se prevenir contra imprevistos. Além disso, contar com uma reserva de emergência irá te ajudar a não tomar decisões impulsivas em oscilações de mercado.
  • Tenha paciência e disciplina: Alguns investimentos demoram mais para trazer retorno, principalmente renda fixa. De qualquer forma, procure sempre ser cauteloso e ter disciplina para manter periodicidade em suas aplicações.
  • Estude sobre o mercado financeiro: Conhecer o mercado financeiro e as novidades sempre irá lhe ajudar a ter bons resultados. Logo, nunca deixe de pesquisar, aprender e se informar sobre o assunto.

Mercado de derivativos para iniciantes é uma opção confiável?

O mercado de derivativos abarca, em resumo, aplicações financeiras que derivam sobre outras cotações. Por exemplo, se o assunto for o derivativo no mercado de câmbio, ele tem dependência da cotação do dólar.

Ou seja, um contrato futuro de dólar vende não a moeda em si, mas o direito à sua oscilação.

Por se tratar de uma aplicação que deriva de acordo com o comportamento de outro produto (ativo-objeto), ele possui sua própria cotação mas é lastreado por um segundo ativo-objeto.

Em resumo, essa opção permite investimento em qualquer tendência, mas figura entre os melhores investimentos para iniciantes após conhecimento amplo e diversificação na carteira. Isso porque exige um perfil de alto risco.

Para saber mais sobre o assunto, confira o canal do Youtube da Nova Futura, com vídeos exclusivos sobre o mercado de derivativos.

Os melhores investimentos para iniciantes estão na Nova Futura

Agora que você conheceu os melhores investimentos para iniciantes e os fatores essenciais para investir no mercado financeiro, você precisa conhecer a Nova Futura.

A Nova Futura é uma corretora independente com quase 40 anos de tradição e, durante toda a sua história, teve destaque em mercados de equities e derivativos.

Por isso, é sua melhor escolha para descomplicar investimentos e fazer parte de uma plataforma segura, fácil e com atendimento personalizado.

Abra já a sua conta na Nova Futura e inicie seus investimentos com segurança e maior tranquilidade.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta