Bruna Sene 26 de fevereiro de 2019 8 minutos lendo
Voltar para o blog

Qual a melhor plataforma para operar na bolsa?

26 de fevereiro de 2019   -   8 minutos lendo

Para comprar e vender ativos na bolsa de valores, como ações, opções, contratos e minicontratos futuros, é preciso ter uma conta em uma corretora. A corretora realiza a intermediação entre o investidor e a bolsa. Porém, para enviar suas ordens de compra e venda de ativos, o investidor precisa escolher uma plataforma operacional. O ideal é que selecione a que mais domina, que seja adequada a seus objetivos e a que mais se sinta confortável para operar.

Além disso, é primordial que a plataforma seja segura, ágil e estável, quesitos que aqui na Nova Futura Investimentos nós suprimos, por ter um sistema confiável e uma estrutura moderna, que garante estabilidade e rápido envio de ordens.

 

Plataformas mais populares

 

Antes de saber qual a melhor plataforma para operar, é importante saber quais opções estão disponíveis. São elas:

  • Home Broker;
  • Max Trader;
  • ProfitChart Plus (antigo ProfitChart RT);
  • ProfitChart Pro;
  • Tryd Trader;
  • Tryd Pro.

 

O Home Broker é um sistema de envio de ordens gratuito e está disponível para todos os clientes da corretora. Já as outras plataformas precisam ser solicitadas e são contratadas a parte.

 

Perfil Operacional

 

Antes de abordar as principais vantagens de cada plataforma, é importante ressaltar que, para quem opera day trade (operação que começa e termina no mesmo dia) é essencial obter uma plataforma de trading, além do home broker, pois assim o trader ganha muito mais agilidade nas operações, e, no day trade, operação que pode durar minutos ou até segundos, essa agilidade faz total diferença e a falta dela pode custar caro.

Já para quem realiza poucas operações por mês e está mais focado no longo prazo, o home broker pode ser suficiente.

Vale lembrar que, as plataformas contratadas a parte, possuem modernos recursos para Análise Gráfica e Tape Reading. Portanto, se o investidor necessita de ferramentas mais tecnológicas para realizar suas análises, as plataformas são fundamentais. Contudo, quem deseja apenas ter um suporte mais básico, pode utilizar o gráfico que é oferecido gratuitamente dentro do próprio Home Broker. É importante destacar que o HB estará sempre disponível e pode ser utilizado em conjunto com outras plataformas contratadas.

Portanto, se você é um day trader ou um investidor que realiza várias operações no mês e que necessita de recursos mais tecnológicos para Análise Gráfica e Tape Reading, a contratação de uma plataforma a parte é essencial.

 

Diferenciais

 

Depois de entender exatamente qual é o seu objetivo, escolher a melhor plataforma para o seu perfil será mais fácil. Existe uma infinidade de plataformas disponíveis, iremos mostrar as mais utilizadas e suas principais características.

 

Home Broker

 

O Home Broker é uma das plataformas mais antigas existentes no mercado e foi criada para que os investidores possam negociar ações pela internet. Seja do celular, tablet ou notebook. Ou seja, o próprio trader pode realizar suas operações, de onde estiver. É uma plataforma prática, flexível, estável e gratuita.

O Home Broker costuma ser a primeira experiência de plataforma para traders e investidores iniciantes. É claro que todo trader pode preferir uma plataforma mais avançada, mas por se tratar de algo simples e que fica disponível para uso mesmo após a contratação de uma plataforma a parte, é importante dominar o home broker.

Para quem é indicado: investidores de swing e position trade, que realizam poucas operações no mês. Pode ser indicado também para quem evita fazer negociações via mesa de operações.

 

Plataformas da Nelogica

 

O Max Trader foi desenvolvido em parceria com a Nelogica, mesma fornecedora do ProfitChart Plus e do ProfitChart Pro. Portanto, as três plataformas possuem usabilidade e design muito parecidos. As principais diferenças entre elas serão os valores e recursos disponíveis.

 

– Max Trader

 

Possui recursos gráficos avançados, grande variedade de indicadores, chart trading: viabilidade de operar direto no gráfico, livro de ofertas, relatório de performance, times and trades para acompanhamento da atuação contínua dos grandes players do mercado, ordem OCO (encaminhe stop gain e loss automáticos, pré-definindo com facilidade suas saídas de ganho e perda e, caso o gain seja executado, o loss é cancelado automaticamente, e vice-e-versa).

A plataforma possui a alternativa da contratação de um teste drive gratuito por 30 dias (apenas para clientes que não utilizaram a ferramenta nos últimos 12 meses) e também de um simulador a parte.

Para quem é indicada: traders que buscam recursos amplos da análise técnica para vencer no mercado com propriedade e agilidade.

 

– ProfitCahrt Plus

 

Plataforma que possui todos os recursos do Max Trader, porém apresenta  alguns diferenciais que garantem ainda mais agilidade nos trades, como a abertura rápida da boleta pelo book, SuperDom (Ferramenta avançadíssima que permite envio), modificação e cancelamento de ordens com um clique, livro visual, para o acompanhamento do acumulado de ofertas por nível de preço diretamente no gráfico,  gerenciamento de risco, aprimorando seu processo operacional e seu controle de envio de ordens, livro BTc, com todas as ferramentas necessárias para identificação e pesquisa de oportunidades de aluguel de ações.

A plataforma possui a alternativa da contratação de um teste drive gratuito por 15 dias (apenas para clientes que não utilizaram a ferramenta nos últimos 12 meses) e também de um simulador a parte.

Para quem é indicada: traders que buscam dinâmica, agilidade, eficiência e necessitam de funcionalidades de tape reading e de análise técnica.

 

– ProfitCahrt Pro

 

Versão do ProfitChart que amplia todos os recursos existente no ProfitChart Plus através da integração de módulos de software e funcionalidades extras. Diferenciais:

  • Ordem original: visualize o tamanho da boleta originalmente encaminhada por determinado player, percebendo grandes agressões que pressionam os preços.
  • Filtro no Book: filtre apenas as ofertas relevantes, excluindo lotes pequenos e robôs de seu book, otimizando sua leitura de mercado.
  • Cross Order: encaminhe ordens para minicontratos analisando as informações do contrato cheio (para dólar futuro e índice futuro) agilizando seu trading.
  • Trailing Stop: pré-defina a movimentação do seu stop loss à medida que o mercado vai a seu favor.
  • Mapa de Fluxo: analise grandes agressões diretamente no gráfico, em círculos que representam o volume de negociação e que pressionam os preços dos ativos.
  • Volume At Market: verifique o acúmulo de ordens limitadas encaminhadas nos níveis de preço, concluindo a respeito de defesas de preço e absorções de mercado.

A plataforma possui a alternativa da contratação de um teste drive gratuito por 15 dias (apenas para clientes que não utilizaram a ferramenta nos últimos 12 meses) e também de um simulador a parte.

Para quem é indicada: day traders e scalpers profissionais que buscam obter os recursos mais avançados e tecnológicos para tape reading, price action e operações sistematizadas.

 

Tryd

 

O Tryd é uma plataforma de negociação inovadora, confiável e precisa. Transmite notícias, ofertas, cotações em tempo real da B3 e bolsas internacionais. Assim como as plataformas da Nelogica, o Tryd possui duas versões: o Tryd Trader e o Tryd Pro. Ambos possuem experiência de usabilidade e design parecidos.

 

– Tryd Trader

 

Plataforma amplamente personalizável, possui informações sobre ativos, índice, notícias e gráficos, boleta rápida no gráfico, ordem OCO (envie ordens stop loss e gain automaticamente, assim que uma ordem for executada), click n’ trade – sua ordem será enviada com apenas 2 clicks e é possível estabelecer esta configuração partindo do monitor de cotações ou do livro de ofertas.

O Tryd possui simulador de mercado já incluso e é possível solicitar um teste drive gratuito por 30 dias (apenas para cliente que não utilizaram a ferramenta nos últimos 12 meses).

Para quem é indicada: traders que buscam dinâmica, agilidade e necessitam de funcionalidades básicas de tape reading e de análise técnica.

 

– Tryd Pro

 

Versão do Tryd que amplia todos os recursos existente no Tryd Trader. Diferenciais: livro de ofertas de aluguel onde são listadas as ofertas de locação de ativos, gráficos atemporais (renko, range, tick, variação, volume e agressão), opção de visualizar todos os últimos proventos distribuídos, até mesmo no gráfico, book onde são listados todos os negócios que ocorreram com um determinado ativo, contendo o preço e a quantidade, assim como a corretora compradora e a vendedora. Relação lucro x prejuízo – opção que permite que o usuário realize simulações com os preços de um ativo para que possa, assim, traçar uma estratégia para a criação de ordens, opção para realizações parciais, colunas de fila no Dom. Também possui simulador de mercado já incluso, sem necessidade de contratação a parte.

É possível solicitar um teste drive gratuito por 30 dias (apenas para clientes que não utilizaram a ferramenta nos últimos 12 meses).

Para quem é indicada: traders e scalpers profissionais que buscam obter as ferramentas mais avançados para suas operações.

 

Dicas Finais

 

Alguns itens podem influenciar diretamente no desempenho de suas operações, como: agilidade, funcionalidades e interface da plataforma.

Por isso é importante contratar a plataforma que mais se encaixe em seu perfil, aquela com a interface que mais te agrade e que você tenha facilidade em mexer. Caso ainda tenha alguma dúvida, já que existem plataformas de diferentes fornecedores com funcionalidades parecidas, a dica é solicitar o período de teste drive dessas plataformas, e, após o período de teste, escolher a que mais te agradar. Essa preferência tende a ser bastante pessoal.

Caso a plataforma não tenha simulador integrado, é recomendável contratar o simulador para utilizá-lo até pelo menos dominar os recursos mais utilizados em suas operações, para evitar erros operacionais que podem custar dinheiro.

Outra dica é:  independente da plataforma contratada, conheça também o Home Broker. Além da praticidade de poder acompanhar as negociações e enviar ordens em tempo real, de onde estiver, é uma ferramenta que pode ser utilizada em conjunto com as plataformas escolhidas. Inclusive ele pode ser utilizado para cancelar ou enviar ordens caso ocorra eventuais problemas na que contratou.

É importante também consultar os valores e planos de cada plataforma. Essa consulta pode ser feita direto no nosso site e, caso tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco através dos canais de atendimento, por e-mail, chat ou telefone.

Bons investimentos!

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta

Ou deixe seus dados e entraremos em contato