Nova Futura Investimentos 05 de abril de 2019 4 minutos lendo
Voltar para o blog

4 terríveis mentiras sobre mercado financeiro e investimentos

05 de abril de 2019   -   4 minutos lendo

Em 1º de abril ou não, o mundo dos investimentos costuma ser alvo fácil de frases mentirosas e que muitas vezes são muito difundidas. Afinal, quem nunca ouviu falar que “mercado financeiro é lugar de gente rica” ou que “a bolsa de valores é lugar de especuladores que querem roubar o seu dinheiro”, ou ainda que “você precisa ter muito conhecimento para começar”. A verdade é: na realidade, não é bem assim que as coisas funcionam. Devemos ficar bem atentos e sermos cuidadosos com algumas frases prontas e falácias que tentam nos empurrar muitas vezes. Por isso, listamos 5 dessas frases que só servem para desestimular e assassinar o seu dinheiro. E, para mudar um pouco isso, te mostraremos o “outro lado da moeda”.

– Mercado financeiro é lugar de gente rica

Grandes bancos costumam oferecer os melhores produtos para quem tem muito dinheiro e penalizam o pequeno investidor, fazendo-o a acreditar que é necessário ter muito dinheiro para começar, o que é um grande equívoco. Seja em investimentos de renda fixa ou de renda variável, é possível começar a investir com pouco dinheiro sim! Afinal, podemos comprar um título do tesouro direto por apenas 30 ou 90reais, investir em uma quota de fundos imobiliários onde alguns chegam a custar menos de R$20,00. No caso das ações, você pode investir através do lote fracionário, a partir de 1 ação. Temos ainda os fundos de investimento, onde vários possuem valor mínimo de R$100,00.

A grande questão que pode surgir é: vale a pena? No caso das ações e dos FII’s, realmente é importante ter mais cuidado por conta dos custos operacionais envolvidos. Porém, para renda fixa e fundos de investimento, a corretora não cobra nenhuma taxa de intermediação, portanto vale muito a pena sim. E nada impede de juntar dinheiro por alguns meses e depois aplicar um valor maior em ativos de renda variável para poder valer mais a pena. O importante é manter a constância e disciplina nos investimentos e começar de alguma maneira.

– Você é novo demais para começar a poupar para a aposentadoria

Esse é um dos principais equívocos relacionados a investimentos. A verdade é que quanto mais cedo você começar, maior pode ser o seu retorno lá na frente. É claro que vai depender do capital que irá investir, mas começando cedo, você pode utilizar a seu favor a combinação “tempo + juros compostos”, te ajudando a multiplicar suas economias, o que pode te possibilitar uma aposentadoria ou até mesmo um futuro mais confortável, com a chance de concretização de muitos sonhos e objetivos que exigem o desprendimento de capital.

– Já é tarde demais para pensar em investir  

Assim como nunca é cedo demais para estrear no mundo dos investimentos, também nunca é tarde para começar a poupar e investir. Um dos motivos é a expectativa de vida do brasileiro que vem crescendo. Além disso, as pessoas dificilmente se preparam para a chegar à velhice. Ter um bom planejamento financeiro sem depender exclusivamente de sua aposentadoria pelo INSS é fundamental para assegurar uma melhor qualidade de vida nessa fase.

– Você precisa ter muito conhecimento para começar

Você não pode deixar de poupar e aplicar melhor o seu dinheiro só porque não é um especialista no assunto. Conhecendo o básico, já é possível obter retornos melhores do que na poupança, tão conhecida pelos brasileiros, e que rende muito pouco, principalmente se formos fazer comparações a prazo mais longos de investimento.

E hoje em dia temos diversos conteúdos gratuitos disponíveis na internet que já podem te auxiliar a conhecer o básico e começar a investir.

De fato, há algumas informações importantes que você precisa saber antes de começar, tais como: seu perfil de investidor, o que você planeja fazer com o dinheiro investido, o prazo que irá precisar resgatar, qual o risco que aceita correr. Tendo isso em mente, será mais fácil definir os produtos em que irá aplicar. Antes disso, é importante selecionar uma corretora para investir, pois ela funciona como um “supermercado de investimentos”, onde você irá transferir seus recursos e investi-los.  

Aqui na Nova Futura Investimentos, além de ter uma plataforma moderna e estável para poder realizar e acompanhar seus investimentos, você pode receber recomendações diárias de compra e venda de ações, carteiras semanais e mensais, há um atendimento sem fila onde pode tirar suas dúvidas e buscar auxílio. Além disso ainda temos nossa sala ao vivo, que está conectada ao longo de todo o pregão e você pode tirar suas dúvidas sobre renda variável direto comigo e outros analistas cerificados. Nosso canal do Youtube ainda está recheado de conteúdo educacional para te ajudar a dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Acesse agora e não perca mais nenhuma oportunidade!

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta

Ou deixe seus dados e entraremos em contato