Nova Futura Investimentos 20 de março de 2020 3 minutos lendo
Voltar para o blog

Fundos sistemáticos podem te ajudar a ser mais lucrativo em momentos de crise

20 de março de 2020   -   3 minutos lendo

O carnaval passou, e as águas “turbulentas” de março vieram para consolidar no Brasil um cenário que já estava sendo pintado pelo mundo há alguns dias. Enquanto estávamos pulando carnaval as bolsas da China fecharam, o ano novo chinês foi cancelado e se descobriu os primeiros casos de coronavírus na Europa. No texto a seguir vamos te mostrar como os fundos sistemáticos podem te ajudar a ser mais lucrativo em momentos de crise.

A conjuntura global e a confirmação do primeiro caso no Brasil (26/02), refletiram no principal índice da bolsa brasileira, o IBOV (índice de desempenho das ações negociadas na bolsa brasileira) até o dia 12/03 acumulou uma queda de 37,4%. Como resultado, atingindo o pior patamar desde 1998, onde enfrentamos a Crise Russa com direto a 5 circuit breakers.

Eventos como esse acontecem de tempos em tempos e são imprevisíveis. No universo financeiro eles recebem o nome de Cisne Negro, conforme Nassim Nicholas Taleb escreveu. Em momentos de crise, a racionalidade se perde e por consequência acabamos dando espaço para a emoção nas nossas decisões. Dessa forma, prejudicando nosso ROI (retorno sob investimento).

Momentos de crise

Conhecido como um viés do comportamento humano, essas ações acontecem porque o homem é Previsivelmente Irracional segundo Dan Ariely. Certamente, a Economia Comportamental é a área responsável por estudar o comportamento humano dentro do universo financeiro. Ela tem um papel fundamental para entendermos o momento que estamos vivendo.

Em 1979, Kahneman e Tversky através da “Teoria do Prospecto” concluíram que o cérebro humano possui dois sistemas que nos auxiliam na tomada de decisão. Sistema 1 que é rápido, intuitivo, e não racional. Já o sistema 2 é vagaroso, reflexivo e racional. A partir dessa descoberta foi possível identificar como em momentos de pressão tomamos decisões baseados no sistema 1, não agindo racionalmente. Dentro da economia comportamental as ações tomadas pelo sistema 1 recebem nome de “viés comportamental”.

O mundo vive hoje uma pandemia e como já sabemos, o irracional toma conta. Dessa forma, é possível identificar em momentos como esses os vieses do comportamento como excesso de confiança. Além disso, aversão a perda, framing e o mais comum, efeito manada. Assim também, o último pode ser explicado pela atitude de repetir ações de determinadas pessoas.

Certamente, esse comportamento em conjunto com o impulso, é a fórmula perfeita para uma decisão emocional equivocada. Sendo assim, a consequência de uma decisão tomada pelos sentimentos, pode trazer impactos negativos em todo o planejamento financeiro que foi elaborado.

Então, pensando em minimizar os erros e aumentar os ganhos, foi criado o que chamamos de Fundos Sistemáticos.

Você sabia que os fundos sistemáticos não são afetados pelo Efeito Manada?

Antes de mais nada, as estratégias sistemáticas surgiram em meados de 1950 nos EUA, e têm como principais características as análises feitas através de algoritmos, programados no computador.

Esse tipo de processo de investimento busca não ter viés emocional. Pois utiliza da Inteligência Artificial para a tomada de decisões. Através da observação de padrões de comportamentos humanos na bolsa em determinadas situações, o computador é programado para comprar ou vender determinadas ações através de modelos matemáticos que objetivam afastar erros e vieses humanos.

Em momentos de incertezas como o atual, sabemos que não é uma tarefa fácil investir e manter o planejamento inicial e pensar no longo prazo. Por isso, nossos analistas estão constantemente selecionando fundos que possam te proteger em determinados cenários econômicos.

Por fim, atualmente estima-se que há menos de 10 fundos sistemáticos no Brasil. E a Seleção de Fundos dessa semana (21/03 a 27/03) vai te mostrar as melhores opções para investimento através da plataforma da Nova Futura.

Ainda não está escrito em nossa Seleção?

Clique no link e receba semanalmente uma análise completa sobre os Fundos de Investimentos selecionados pela nossa equipe de especialistas.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta