Nova Futura Investimentos 18 de novembro de 2020 2 minutos lendo
Voltar para o blog

Saiba como escolher um fundo de investimento

18 de novembro de 2020   -   2 minutos lendo

Você sabe como escolher um fundo de investimento? José Roberto Porto, sócio da Fundamenta Investimentos, vai mostrar o passo a passo de como selecionar a melhor opção dentre tantas disponíveis.

Primeiros passos

Primeiramente é necessário entender o objetivo do investimento que será feito. Além disso, é importante pontuar qual o prazo em que pretende manter a aplicação, se irá precisar do dinheiro em um período curto dentro de 1 e 2 anos, médio de 2 a 5 anos ou até mesmo longo, acima de 5 anos.

Fundos que buscam altos retornos e tem alta volatilidade (que oscilam mais), são recomendados para longo prazo. Já fundos com menores retornos e baixa volatilidade, são melhores para curto prazo. E os com médio retorno e média volatilidade, para médio prazo.

Tipos de fundos para cada prazo:

Curto prazo – Geralmente os fundos mais adequados são os de Renda Fixa.

Médio prazo – Os fundos multimercados são ótimas opções.

Longo prazo – Os fundos de ações são bons investimentos.

Escolha de fundo

Após definir o objetivo e prazo do investimento, pode-se partir para a escolha de um ou mais fundos, dentro das opções recomendadas acima.

Histórico – Primeiro pode-se olhar a rentabilidade histórica do fundo, vendo a lâmina, analisando quanto rendeu nos últimos anos ou janelas de 12, 24, 36 meses e como rende no mês a mês. Além disso, é importante sempre comparar com benchmark, CDI, Ibovespa etc.

Gestora – É recomendado sempre analisar o site da gestora. Pois, é válido entender quem são as pessoas que estão por trás do fundo, os sócios, gestores, ver a estrutura, equipe, tanto na gestão, quanto nas outras áreas.

Outras informações – pesquisar mais sobre carta de gestão, no site ou nas plataformas que o fundo se encontra, mídias digitais e outros.

Em conclusão, é importante conhecer bem o objetivo do investimento e pesquisar o máximo possível sobre o fundo que tiver interesse em investir. Além disso, pedir ajuda de um especialista na plataforma que tem conta, também é uma alternativa.

Por fim, ainda não investe com a Nova Futura? Para isso basta clicar aqui e abrir sua conta gratuitamente. Com a conta aberta, você pode receber nossa assessoria exclusiva sem custo algum!

Autor: José Roberto Porto

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta