Nova Futura Investimentos 23 de fevereiro de 2021 3 minutos lendo
Voltar para o blog

Mercado interno abre em alta aguardando Assembleia Geral Extraordinária de Petrobras

23 de fevereiro de 2021   -   3 minutos lendo

As principais bolsas europeias fecharam em queda. Os investidores continuam receosos com a possibilidade de aumento da inflação. Após o anúncio de Lagarde amenizou as perdas do dia, ao afirmar que o BCE está a monitorar os preços da economia. Londres teve queda de 0,18%. Frankfurt perdeu 0,31%. Paris, teve retração 0,11%. Milão, recuou 0,55%. Na península ibérica, houve queda em Lisboa e em Madri, em 0,91% e 0,28% respectivamente.

Nos Estados Unidos, as bolsas em Nova York fecharam mistas. O recuo técnico de ações de tecnologia, fizeram o Nasdaq e S&P 500 caírem, em 2,46% e de 0,77% respectivamente. Os balanços contribuíram para a alta do Dow Jones, em 0,09%.

No Brasil, o principal índice da B3 teve forte queda, devido os problemas de ingerência do governo em relação à Petrobras. As ações de uma das principais tiveram queda de 21,51% e o Ibovespa teve perda de 4,87% a 112.667,70 pontos. Os desdobramentos da interferência do governo em na estatal, gerou temor aos investidores, gerando expectativas de interferência em outras companhias. O dólar teve alta de 1,27% a R$ 5,45.

Os mercados na Ásia fecharam mistas tendo em vista a recuperação e o aumento da inflação. Na China, o Xangai, teve queda de 0,17% e o Shenzhen caiu a 0,85%. Em Hong Kong e Taiwan tiveram avanço de 1,03% e 0,20% respectivamente. O Nikkei não operou e o Seul teve retração de 0,31%. 

Acontecimentos de hoje (23)

No exterior os mercados abrem em queda, levando em conta as perspectivas de inflação e aguardando o discurso de Powell. No Brasil, o mercado ficará atento aos balanços e à Assembleia Geral Extraordinária da Petrobras para decidir os próximos passos da companhia. Após o silêncio de Guedes, o ministro da economia participará de eventos, sinalizando seu posicionamento quanto às medidas de Bolsonaro. Além disso, Campos Neto falará com o presidente do Banco do Brasil.

O Tesouro fará oferta de NTN-Bs para 2026, 2030 e 2055. Após forte queda, o futuro do índice abriu com alta acima de 1,5% e o futuro do dólar, com leve alta, em torno de 0,10%.

Internacional

Na Europa, foram divulgados os indicadores de inflação, com os números dentro do esperado. A Eurostat, divulgou alta de 0,9% na inflação para janeiro ao ano e no mês de 0,2%, contra 0,3% em dezembro. O Núcleo do IPC apresentou queda de 0,5% ao mês e elevação de 1,4% ao ano. Quanto ao desemprego, a instituição apresentou alta de 5,1% contra 5,0% em dezembro.

No Reino Unido, O emprego teve variação de negativa, com perda de 114 mil empregos contra expectativas de queda de 30 mil. Todavia, o número de desempregados teve queda de 20 mil ante expectativa de aumento de 35 mil e o rendimento semanal teve alta de 4,7% contra avanço de 3,7% em dezembro.

Nos Estados Unidos, os indicadores mais importantes os Preços de Imóveis S&P/CS Composto-20 (s.a.s.) para dezembro, com expectativa de 9,9% contra avanço de 9,1%. A Confiança do Consumidor do Conference Board, com perspectivas de 90,0 pontos, contra expectativa de 89,3 pontos. À noite, a API divulgará os Estoques de Petróleo Bruto produzido pelo setor privado. Outro evento importante é depoimento de Powell.

Balanços

No Brasil, serão divulgados: GPA, Smiles e Unidas. No exterior, serão divulgados HSBC, ThomsonReuters, Bank of Nova Scotia, Bank Montreal e outros.

Autor: Matheus Jaconeli

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta