Nova Futura Investimentos 31 de março de 2021 3 minutos lendo
Voltar para o blog

Novo pacote de estímulos nos EUA, dados fiscais e taxa de desemprego no Brasil

31 de março de 2021   -   3 minutos lendo

Na Europa, as bolsas fecharam em alta. Apesar da queda em Nova York, os investidores europeus tiveram o bom humor ampliado devido à expectativa de anúncio de mais um pacote fiscal por parte de Washington. Londres teve alta de 0,53%. Frankfurt subiu 1,29%, Paris teve elevação de 1,21% e Milão se valorizou em 0,88%. Na península ibérica, Madri teve ganhos de 1,21% e Lisboa ganhou 0,52%.

No Brasil, o Ibovespa, fechou com alta de 1,24%, em 116.849,67 pontos. O avanço se deveu ao fato de que as mudanças ministeriais contribuem para melhor articulação com o Congresso, algo positivo pelo mercado. O Tesouro também informou que o texto Orçamento de 2021 terá veto de forma total ou parcial para realocar as despesas obrigatórias do governo. O mercado trabalho deu um sinal positivo em fevereiro, criando mais 400 mil vagas em fevereiro e o IGP-M continuou a evidenciar aceleração da inflação.

Em Wall Street, os mercados fecharam em queda. Os receios em relação ao desdobramento da questão da Asset Archegos e a alta nos yields dos Treasuries contribuíram para o mau-humor em Nova York. O Dow Jones teve queda de 0,31%, o S&P 500 perdeu 0,32% e o Nasdaq teve retração de 0,11%.

As principais praças asiáticas fecharam em queda, repercutindo o mau-humor nos Estados Unidos, a despeito da melhora do PMI industrial da China de fevereiro que registrou avanço de 51,9 em março, ante 50,6 em fevereiro.

Para hoje (31/03)

Os mercados no exterior abrem mistos, à espera dos novos anúncios de estímulos nos Estados Unidos.

No Brasil, a taxa de desemprego continua elevada, segundo o IBGE, chegando a 14,2% no trimestre até janeiro ante 14,1% no período imediatamente anterior.

No Bacen, divulgará dados fiscais importantes para o mês de fevereiro. A Dívida liquida/PIB tem expectativa de chegar a 61,8% e o superávit orçamentário tenha queda de R$ 23,950 bilhões, também será divulgado o balanço orçamentário para o mês.

O Bacen ofertará até 16.000 contratos de swap até as 11:30.

Os investidores também ficam atentos aos movimentos políticos, principalmente, no que diz respeito às questões envolvendo as PMs e os novos ministros, principalmente nas questões da defesa. Os esforços em relação ao combate à pandemia também ficarão no radar.

Internacional

No Reino Unido, foram divulgados a última observação do PIB do quarto trimestre de 2020. Anualmente foi evidenciado que a economia britânica teve queda 7,3% e avanço de 1,3% no trimestre. As transações correntes para o mesmo trimestre teve déficit de £ 26 bilhões. O dado mais recente, do índice de preços de imóveis para março, ao ano o indicador saiu de 6,9% para 5,7% e ao mês saio do avanço de 0,7% em fevereiro, registrando queda de 0,2% em março.

Na Alemanha, a taxa de desemprego permaneceu em 6% e quanto à variação do desemprego, houve queda 8 mil pessoas desempregadas.

Para a Zona do Euro, a prévia a inflação ao consumidor (IPC) para o mês de março teve avanço de 1,3% ao ano, ante 0,9% em fevereiro e, ao mês, o indicador teve alta de 0,9% ante 0,2%.

Nos Estados Unidos, a companhia ADP Systems publicou a variação dos empregos provados para o mês de março. A após alta de 117 mil vagas criadas, o indicador evidenciou criação de 517 mil vagas em março. Antecipando o PMI da IHS Markit, será divulgado o PMI de Chicago, com expectativa de 60,7 pontos em março, ante 59,2 do mês imediatamente anterior. No setor imobiliário, as vendas pendentes de moradia de fevereiro, espera-se queda de 2,9%. Outro dado importante está relacionado aos estoques de petróleo, com expectativa de produção de 107 mil barris.

Autor: Matheus Jaconeli

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta