Nova Futura Investimentos 01 de abril de 2021 3 minutos lendo
Voltar para o blog

Mercados abrem em alta com expectativas de estímulos e no Brasil, expectativa com PMI e Produção I

01 de abril de 2021   -   3 minutos lendo

Na Europa, as bolsas fecharam sem direção única. Os investidores aguardaram com cautela o anúncio do novo pacote de estímulos nos Estados Unidos e observaram os dados de inflação (IPC) da Zona do Euro registrarem alta. A queda nos contratos do petróleo e o avanço da covid-19 fazendo a França anunciar a possibilidade de mais um lockdown foram fatores negativos para os mercados da região. Paris perdeu 0,34%, Madri e Londres, também fecharam em queda de 0,18% e de 0,36% respectivamente. Frankfurt ficou no zero a zero e Lisboa subiu 0,81%.

No Brasil, o Ibovespa, fechou com queda de 0,18%, em 116.663,72 pontos. Os ativos fecharam mistos, com destaque para companhias do setor de commodities. No entanto, o risco percebido e os riscos políticos continuaram a limitar o avanço do Ibovespa, a penalizar setores como o bancário e relacionados à reabertura, principalmente após ser detectada uma nova cepa em Sorocaba, interior de São Paulo. Quanto aos dados de conjuntura econômica, a taxa de desemprego chegou a 14,2% e os dados fiscais tiveram desempenho melhor que o esperado, mais indicam deterioração em relação ao mês anterior.

Em Wall Street, os mercados fecharam majoritariamente em alta, com a alta das companhias do setor de tecnologia e mais um sinal positivo do cenário econômico com a ADP Systems evidenciando criação de 515 mil vagas no setor privado. O novo plano de Joe Biden também gerou expectativas positivas para o mercado. O Dow Jones teve queda de 0,26%. O S&P 500 e o Nasdaq ganharam 0,36% e 1,54% respectivamente.

O mercado asiático fechou em alta, embalado pelas repercussões em torno do pacote de estímulos nos Estados Unidos, a despeito do PMI da indústria chinesa ter desempenho aquém do esperado, alcançando 50,6 pontos. No Japão, o sentimento do setor manufatureiro, voltou ao nível pré-pandemia. O Shenzhen teve alta de 1,11% e o Xangai ganhou 0,71%. Hong Kong e Taiwan subiram 1,97% e 0,85% respectivamente. Seul também teve alta de 0,85% e Tóquio teve elevação de 0,72%.

Para hoje (01/04)

Mercados futuros americanos abrem operando em alta com sentimento positivo quanto ao pacote de estímulos e bolsas europeias operam majoritariamente em alta de olho nos estímulos nos Estados Unidos e bons PMI’s, mas terceira onda continua no radar.

No Brasil, quanto a conjuntura econômica, o IBGE publicará os números da produção industrial de fevereiro, com expectativa de aumento de 1,2% ao ano e de 0,4% ao mês. O PMI industrial do Brasil, também será divulgado às 10 horas. Às 15:00, será publicada balança comercial mensal de março com estimativa de US$ 3,05 bilhões, ante US$ 1,5 bilhões no mês imediatamente anterior.

O tesouro ofertará LTNs para os vencimentos 2022, 2023 e 2024, NTN-Fs para 2029 e 2031 e LFTs para 2022 e 2027.

O Bacen fará leilões de rolagem de swap cambial a partir das 11:30.

Internacional

Na Europa, o PMI industrial de março da Zona do Euro superou as expectativas, chegando em 62,5 pontos. No Reino Unido, o mesmo indicador alcançou 58,9 pontos, também superando as projeções. Na Alemanha o PMI ficou dentro do esperado em 66,6 pontos, mas as Vendas no Varejo tiveram desempenho pior que as expectativas em fevereiro, crescendo 1,2% ao mês e acumulando perda 9,0% ao ano.

Como ocorre toda quinta-feira nos Estados Unidos, serão divulgados os pedidos por seguro-desemprego. A expectativa é de 680 mil pedidos, ante 684 mil da semana anterior. Tal qual na Europa, serão divulgados os números referentes ao PMI industrial oficial da IHS Markit, espera-se avanço de 59 pontos em março. Quanto aos dados da ISM Inc. o PMI industrial tem projeção de 61,3 pontos e o índice de emprego do setor, publicado pela mesma instituição, tem projeção de avanço de 53 pontos. A contagem de sendas da Baker Hughes será antecipada por conta do feriado da Sexta-Feira Santa.

Autor: Matheus Jaconeli

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta