Nova Futura Investimentos 03 de agosto de 2022 8 minutos lendo
Voltar para o blog

5 motivos para investir no exterior: conheça os benefícios e saiba como começar a investir

03 de agosto de 2022   -   8 minutos lendo

Investimentos são essenciais para quem deseja adquirir estabilidade financeira e compreende que ter dinheiro sem fazê-lo render é perder oportunidades. E uma alternativa cada vez mais interessante é aplicar em ações de outros países. Por isso, elencamos 5 motivos para investir no exterior

Assim, a equipe de especialistas da Nova Futura preparou esse artigo completo para te orientar na decisão de investir de modo seguro fora do Brasil. Nossa expertise no assunto se relaciona com a parceria com o banco suíço Vontobel, referência no assunto.

Confira a seguir como uma corretora independente pode te auxiliar nesta modalidade e quais os principais motivos para iniciar seus investimentos hoje! Boa leitura!

Por que investir no exterior? 

Mesmo que você seja inexperiente no assunto, é possível investir, ainda como iniciante, em ações do exterior. Entretanto, é necessária a orientação técnica e especializada para conhecer as formas mais seguras e rentáveis para este tipo de investimento.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (ANBIMA), apenas em 2021, os investimentos no exterior chegaram a R$827,19 bilhões.Ou seja, em comparação com o ano anterior, cresceu 28,7%.

Outro fator favorável para investir no exterior tem a ver com a conversão de moedas. Normalmente, ao receber os lucros do investimento em dólar ou euro, a rentabilidade se torna muito mais atrativa.

Na economia mundial de hoje, por exemplo, quando o real sofre desvalorização, o contrário acontece com o dólar. Por último, um dos principais motivos para investir no exterior se relaciona com uma diversificação de carteira mais vantajosa.

5 motivos para investir no exterior: principais vantagens

Primeiramente, é importante explicar que relacionamos 5 motivos para investir no exterior, mas eles são muitos. Por isso, destacamos os principais. São eles: diversificação de mercado, exposição à economia em nível mundial, variedade de ativos, riscos menores e maior potencial de retorno.

E o melhor de tudo é que você não precisa viajar para investir em outros países. Entretanto, é importante destacar que se torna obrigatório o conhecimento sobre impostos e tributos e como realizá-los.

Confira, a seguir, um detalhamento dos principais motivos para investir fora do Brasil.

5 motivos para investir no exterior

Diversificação de mercado

Em países como Estados Unidos, o mercado financeiro é referência para alguns tipos de investimentos.

Você pode comprar, por exemplo, fundos no mercado imobiliário, sem abrir mão dos outros investimentos, que podem ser feitos em grandes marcas mundiais. Assim, é possível diversificar todos os investimentos, com foco em excelentes retornos financeiros.

Ademais, é sempre importante descobrir quais os riscos de fazer determinados investimentos. Apesar de ser seguro, há sempre o risco de perder uma quantia em dinheiro. Quanto mais alta a rentabilidade, maiores os riscos, também.

No decorrer do post, você verá, ainda, os tipos de investimentos que podem ser feitos, por brasileiros, no exterior. São seguros e utilizados por muitas daquelas pessoas que querem investir no mercado internacional.

Exposição à economia em nível mundial 

O real é uma moeda relativamente desvalorizada. Ao confiar nos 5 motivos para investir no exterior e, então, abrir a sua conta, você verá as inúmeras possibilidades de ganho em diversas moedas mundiais.

Outro aspecto importante é que o mercado de ações permite que diferentes tipos de pessoas participem, desde os grandes players até investidores iniciantes. Portanto, não precisa ser rico para investir em ativos fora do Brasil.

Entretanto, aqui há um adendo. Quando a economia, em nível mundial, vai mal, é possível que você perca dinheiro. Afinal, em todos os investimentos, há riscos. Ainda que estes sejam mínimos.

Ainda assim, o risco é compensado pelas infinitas possibilidades de lucro. Nesse sentido, quando a conversão da moeda é feita, os lucros se mostram interessantes. Assim, você consegue fazer uma reserva financeira para você e para os seus familiares.

Por isso, se você precisa de motivos para investir no exterior, a exposição à economia em nível mundial pode ser muito interessante

Variedade de ativos 

Entre os 5 motivos para investir no exterior, está a variedade de ativos. Eles se dividem, basicamente, em dois grandes grupos. São eles: aplicações que não exigem envio de dinheiro para fora do Brasil e investimentos que exigem transferência internacional.

As mais recomendáveis, principalmente para iniciantes, são as ações que não exigem envio de dinheiro para fora do País. Isso se deve ao fato de que transações internacionais cobram taxas, o que pode interferir no seu planejamento financeiro.

Essa variedade de ativos depende de escolher qual tipo de investimento no exterior que melhor se adequa ao seu portfólio. Para isso, é muito importante fazer uma pesquisa prévia aprofundada.

Sabendo mais sobre essa variedade, fica mais fácil escolher. Além disso, lembre-se de dividir bem o dinheiro que será usado nas aplicações. Afinal, a variação do câmbio afeta a rentabilidade de forma direta, por exemplo. 

 investir no exterior

Riscos menores

É muito importante que você tenha consciência de que pode, algumas vezes, perder dinheiro. Por isso, não caia em conversas de dinheiro fácil e aplicações certeiras. Minimizar riscos não significa extingui-los completamente.

Então, ao iniciar a jornada de investimentos no exterior, não esqueça de contratar profissional ou empresa especializada nesse serviço. São esses profissionais que poderão te orientar a investir de forma mais segura.

Também é importante lembrar de acompanhar, diariamente[BCS1] , como está o mercado internacional. Caso você resolva ser um player, ver o que acontece mundo afora é essencial para saber o momento de investir e o momento de “segurar”.

O potencial dos retornos

Dos 5 motivos para investir no exterior, talvez o principal seja o potencial dos retornos. Isso não significa que você vai se tornar milionário de um dia para o outro, mas que você terá bons lucros que podem ser aplicados ou utilizados da melhor forma.

Investimentos feitos nos Estados Unidos, por exemplo, geram lucro em dólares. Na Europa, em euros. Se você comparar a moeda com o real, verá que vale muito a pena investir no exterior.

Para ficar ainda melhor, siga as dicas de tópicos atrás: invista em aplicações que não exigem envio de dinheiro para fora do Brasil.

Se você está pensando, portanto, em investir no exterior, aproveite o momento para fazê-lo!

Motivos para investir no exterior: conheça os tipos de investimentos 

Agora que você já conhece os 5 motivos para investir no exterior, está na hora de verificar os investimentos mais interessantes nesta modalidade. Abaixo, a equipe de especialistas da Nova Futura listou os principais.

ETFs

Exchange Traded Funds (ETF), em tradução livre, significa “fundos de índices”. Ou seja, eles se caracterizam por um fundo atrelado a um índice de referência. Nesse sentido, o gestor adapta o ETF de acordo com o índice subjacente.

As cotas referentes aos EFTs são negociadas no pregão da B3, da mesma forma que uma ação. Contudo, cada cota representa uma carteira com vários papéis inclusos. Assim, não há isenção para vendas abaixo de R$20 mil por mês.

Com isso, o desempenho do EFT varia de acordo com a performance dos papéis incluídos na carteira e pelos efeitos de oferta e demanda das cotas no mercado.

O Brasil regulamentou os fundos de índice desde 2002, mas recentemente passou a ter maior destaque na carteira dos investidores. Por isso, são uma excelente opção de investimento no exterior.

Fundos de investimento no exterior

Investir em Fundos de Investimento no Exterior, ou seja, fundos que possuem ativos estrangeiros, também é outra forma de investir em ativos no exterior.

Essas obrigações continuam existindo, mas o gestor do fundo é responsável pela administração e gestão da carteira. Esse processo proporciona mais comodidade e menores custos – como investidores, que somente compram cotas desse fundo.

Vale ressaltar que todos os investimentos em fundos estrangeiros são legais, pois estes são obrigados, pela Comissão de Valores Mobiliários, a incluir a nota “investimento estrangeiro” no título de cada ativo. 

5 motivos para investir no exterior

BDRs

Por último, outra forma de investir no exterior é por meio dos BDRs (Brazilian Depositary Receipt). Trata-se de um certificado de depósito de ações do exterior negociado na bolsa brasileira.

Nesse sentido, cada BDR funciona como recibo dos papéis de companhias que possuem capital aberto em bolsas de valores, como a NYSE ou a NASDAQ.

Vale destacar, também, que esse investimento é uma alternativa para investidores que desejam investir em ações estrangeiras, que podem ou não serem de risco, e se expor ao mercado internacional.

Como começar a investir no exterior 

Confira, abaixo, o passo a passo para começar a investir no exterior:

  • Realize a abertura da conta em alguma empresa que possui braços internacionais do setor. Devido à parceria com o grupo Vontobel, o cliente da Nova Futura pode abrir sua conta na Suíça sem custo;
  • Selecione os tipos de investimento e se assegure de que são adequados para o seu portfólio e perfil de investidor;
  • Por último, acompanhe a relação custo-benefício e mantenha a orientação de um profissional especializado em investimentos no exterior!

Vontobel: a opção de investimentos no exterior

O banco suíço Vontobel tem quase um século de tradição na área de gestão de investimentos. Desde 1924, o banco apresenta soluções exclusivas para os seus clientes e, no Brasil, é parceiro da Nova Futura em uma experiência pioneira com Digital Wealth Management no Brasil

Esse serviço de consultoria para clientes oferece o gerenciamento de patrimônio de forma complexa, eficiente e alinhada às melhores práticas de investimentos. Para entender melhor sobre o assunto, confira o vídeo a seguir.

Através da parceria, o banco suíço Vontobel Volt disponibiliza o serviço de Digital Wealth Management, além de recomendações de cem analistas que atuam em 28 países. 

Ou seja, é sua oportunidade de ter acompanhamento profissional sob cuidados de 2 empresas que são autoridades em seus segmentos.

Aprendeu bons motivos para investir no exterior? Então conte com a Nova Futura

Agora que você já sabe os 5 motivos para investir no exterior e conferiu algumas das possibilidades, é hora de criar uma conta com a Nova Futura e, em seguida, acessar a Vontobel Volt.

Se quiser realizar investimentos práticos e bem sucedidos, abra a sua conta na Nova Futura agora mesmo e veja todas as vantagens de ser cliente de uma empresa que busca ampliar suas oportunidades de negócio!E não deixe de acessar o Blog da Nova Futura para ler outros artigos e ficar inteirado das novidades sobre investimentos!

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta