Nova Futura Investimentos 01 de agosto de 2022 10 minutos lendo
Voltar para o blog

Asset management: entenda como funciona a gestão de ativos

01 de agosto de 2022   -   10 minutos lendo

Você sabe qual é a importância do Asset Management?

A expressão Asset Management é vista frequentemente no mercado de investimentos. No entanto, o que algumas pessoas não sabem é que ela envolve todos os serviços que possuem relação com gestão de ativos.

Ou seja, do patrimônio de uma pessoa que deseja realizar um investimento. A variedade de serviços que a asset proporciona é interessante para todas pessoas que realizam investimentos. O objetivo principal dela é gerar o máximo de rentabilidade aos investidores levando em consideração o perfil de cada investidor.

Diante disso, a Nova Futura preparou esse artigo completo com todas as informações necessárias sobre as vantagens da Asset Management. 

Logo, se você quiser saber mais como funciona essa gestão de ativos, continue sua leitura e confira o conteúdo a seguir!

Afinal, o que é asset management?

A princípio, você precisa saber que asset management em português significa gestão de ativos. Ou seja, a empresa que realiza a gestão de ativos das pessoas possui o nome de gestora de investimentos.

Diante disso, é necessário você compreender que essa gestora de investimentos é responsável por gerir os recursos de terceiros e garantir uma rentabilidade maior.

Consequentemente, os profissionais responsáveis por essa gestão de recursos têm o nome de asset managers, ou gestor de recursos. 

Contudo, esses profissionais podem exercer a função de duas formas: por meio de um vínculo com uma empresa ou de maneira autônoma. 

Portanto, você deve saber que o gestor de uma asset management administra a carteira de investimentos de um cliente e analisa as melhores decisões.

Como funciona a gestão de ativos?

Com o Asset Management, os clientes terceirizam a tarefa de cuidar da carteira de investimentos.

Logo, se você precisar de auxílio para acompanhar o mercado e tomar as melhores decisões de investimentos, deve saber que uma asset realiza esse serviço.

Assim, depois que contratar uma asset, você deve assinar um termo que autoriza esse profissional a realizar as melhores movimentações de investimentos na sua carteira.

No entanto, é importante você compreender que o profissional vai analisar o perfil de cada investidor. Dessa forma, será possível entender as metas dos clientes a curto, médio e longo prazo.

Além disso, o profissional vai saber o seu perfil investidor. Se você tem um perfil conservador, que precisa de auxílio apenas para a manutenção do patrimônio,com investimentos mais seguros como os feitos em renda fixa, por exemplo.

Ou se você possui um perfil arrojado, que prefere apostar em ativos de risco, como por exemplo criptomoedas, renda variável dentre outros. Com essas informações, a asset terá os dados necessários para traçar um caminho para sua carteira de investimentos.

Asset management na prática

Primeiramente, o uso da Asset Management na prática vai depender da necessidade do cliente. Sendo assim, se um investidor procura apenas uma forma de garantir renda passiva a longo prazo, a asset vai atender as necessidades. 

Diante desse investidor, as aplicações seriam em títulos mais longos, ações em empresas que pagam dividendos ou também fundos imobiliários, por exemplo.

Entretanto, se o cliente tiver o interesse de apenas criar uma reserva para emergências, o direcionamento do cliente será outro.  

Com esse cliente, por exemplo, o investimento da carteira será em ativos de baixo risco e que ele consiga resgatar quando houver necessidade. 

Por esse motivo que o cliente deve apresentar todas as informações necessárias sobre os objetivos. Assim, a asset vai conseguir realizar a melhor gestão de ativos, de acordo com as necessidades do investidor.

Asset management x corretora de investimentos

Quando se fala em investimentos, muitos investidores pensam que assets e corretoras possuem o mesmo termo. No entanto, a resposta é não. Elas não possuem as mesmas atribuições.

Portanto, é necessário entender que na corretora você poderá investir e negociar no mercado de investimento por conta própria. Já com o asset, você terá profissionais especialistas para tomar as melhores decisões para gerir a carteira de investimentos.

Você precisa saber que uma corretora pode oferecer serviços adicionais de assessoria ou consultoria, entretanto, a última decisão será sua

Já no caso da empresa de Asset Management, como você leu acima, você terá uma equipe de profissionais para conduzir os melhores investimentos. Ou seja, a decisão será do profissional que vai buscar a melhor forma de rentabilidade.

asset management

Asset management x wealth management

Como falamos acima, a Asset Management significa gestão de ativos, já Wealth Management significa gestão de riquezas.

Logo, a diferença entre uma e outra é que a Wealth Management oferece serviços mais amplos. 

Sendo assim, com essa gestão de riquezas é possível cuidar do planejamento familiar. Ela auxilia em processos empresariais, como por exemplo caso de sucessão de patrimônio para herdeiros.

Além disso, ela também ajuda em situações como gestão de heranças e outros formatos de consultorias. 

Geralmente, esses serviços são feitos para empresas que possuem controle de grupos familiares e empresas que possuem patrimônio extenso, como o Digital Wealth Management.

Diante disso, para você compreender melhor sobre Wealth management e a parceria da Nova Futura com o banco suíço Vontobel, confira o vídeo abaixo.

Exemplo de cenário na gestão de ativos

Se você for uma pessoa que possui um perfil mais conservador, por exemplo, você vai querer investir em ativos de baixo risco. Além desse detalhe, também deve precisar de um investimento que dê condições de ter uma reserva emergencial.

Sendo assim, diante dessas necessidades, o gestor vai estudar e preparar as melhores condições para administrar sua carteira de investimento

Ao utilizar os métodos de Asset Management, ele vai escolher formatos de investimento com liquidez e risco alinhados ao perfil do investidor. Diante desse perfil, o gestor de ativos pode escolher investimentos como, CDBs, fundos de renda fixa e Tesouro Selic.

Com isso, será possível ter investimentos que vão te proporcionar a possibilidade de resgate em caso de um momento de emergência.

Principais vantagens de optar pela asset management

Como você pôde perceber até aqui, uma das melhores vantagens é ter o auxílio de profissionais com capacidade para gerir sua carteira de investimentos.

Além desse detalhe, é necessário compreender que os profissionais de asset management possuem conhecimento das tendências do mercado de investimentos. 

Sendo assim, você terá as melhores estratégias para conduzir sua carteira, e consequentemente garantir uma boa rentabilidade. 

No entanto, com a Asset Management é possível ter outras vantagens para sua gestão de ativos, como por exemplo a diversificação de investimentos.

Por fim, ao ter um profissional com essa expertise, você terá mais tranquilidade e segurança para investir na sua carteira e mais segurança para encontrar fundos de investimentos.

Pontos de atenção na gestão de ativos

A Asset Management garante uma série de vantagens para realizar um bom investimento. No entanto, existem alguns pontos que você deve ter atenção na gestão de ativos. 

A primeira coisa é saber que mesmo com o auxílio de um especialista que utilize mesmo com o auxílio de um especialista de gestão de patrimônio, você vai realizar um investimento.

Ou seja, o resultado depende também das variáveis do mercado. Diante disso, é necessário ter atenção com todos os detalhes dos investimentos que você deseja realizar. 

Portanto, você precisa analisar todos os fatores do contrato antes de assinar, pois a sua carteira de investimento é o seu patrimônio. 

Por isso, é fundamental encontrar uma corretora independente para realizar os procedimentos com qualidade e de uma forma que atenda às suas necessidades.

Funções de uma empresa asset

O principal objetivo de uma empresa Asset é realizar uma boa gestão de ativos das pessoas que solicitam os serviços. 

Entretanto, essa gestão possui uma série de funções, como relacionar com o investidor e compreender cada perfil investidor. 

Sendo assim, para realizar os resultados que os clientes esperam, as empresas Asset criam algumas divisões para criar estratégias. Veja algumas a seguir!

  • Análise econômica: Aqui ela analisa a situação dos indicadores, mercados e cenário político. Com isso, é possível realizar as melhores formas de investimento;
  • Comercial: O intuito aqui é encontrar pessoas que podem e querem confiar os investimentos à gestão da empresa;
  • Gestão de recursos: Aqui é feita a aplicação das estratégias de investimento. Na gestão de recursos os profissionais possuem habilidades que atendem a necessidade de cada perfil de investidor;
  • Gestão de riscos: A gestão de riscos tem apoio da equipe de recursos. Dessa forma, é possível evitar situações que possam comprometer algum investimento.
  • Backoffice: É a área responsável pelos procedimentos operacionais das compras e vendas dos ativos da carteira de investimentos. Vale ressaltar que essas ações são feitas com análise de relatórios.

Dicas importantes para escolher uma empresa para gestão de ativos

Primeiramente, é preciso entender se a empresa que você escolher vai atender às suas necessidades de investimento. 

Diante disso, você precisa ter atenção com detalhes como os custos de serviço, análise de estratégias para fazer a gestão de ativos, dentre outros cuidados como histórico e especialidades da empresa.

asset management

Histórico da empresa

Conhecer o histórico da empresa é essencial para você fazer uma boa escolha. Lembre-se, você está à procura de uma pessoa para confiar os seus investimentos. 

Por esse motivo, é importante pesquisar todas as informações para conhecer a reputação da empresa. Dessa maneira, será possível evitar a surpresa de escolher uma empresa que não se adeque às suas necessidades como investidor.

Especialidades da empresa

Também é fundamental pesquisar as especialidades da empresa que oferece a gestão de ativos. Mesmo que uma das principais práticas do mercado de investimentos seja a diversificação, algumas empresas possuem foco específicos

Sendo assim, saber esses detalhes vai fazer toda diferença nos resultados da sua carteira de investimento. 

Importância do trabalho de uma asset para o investidor

Como você pôde acompanhar, Asset Management significa gestão de ativos, e é bastante comum no mercado de investimento. 

No entanto, ela tem uma grande importância para o investidor adquirir uma boa carteira de investimento. Diante disso, a Nova Futura separou mais alguns benefícios que um gestor profissional garante ao investidor. 

Apoio profissional

O apoio profissional é um dos maiores benefícios da Asset Management. Principalmente para as pessoas iniciantes, que começaram a investir a pouco tempo e não possuem muito tempo para realizar a gestão.

Logo, com o auxílio de um investidor, fica mais simples encontrar várias oportunidades de investimento no mercado. Além disso, independente do seu perfil de investidor, com o apoio profissional, é possível ter mais qualidade e segurança para realizar seus investimentos.

Confiabilidade nos investimentos

Ao escolher uma Asset Management, Você vai adquirir mais confiança para realizar os investimentos que deseja no momento. Além disso, como dito acima, o apoio de um profissional auxilia na hora de investir.

Diante disso, muitos investidores se sentem mais confortáveis para investir um pouco mais com a utilização das estratégias. Isso devido ao auxílio da Asset.

Entretanto, vale lembrar que os riscos que o investidor enfrenta, tem muita relação com o tipo de perfil e como faz os investimentos. Ou seja, um perfil mais ou arrojado ou conservador.

Diversificação da carteira

Geralmente, a maioria das Assets oferecem diferentes estratégias de investimento. É importante você saber que independente do tipo de perfil investidor que você tenha, a Asset que você escolher, vai auxiliar na diversificação da carteira

Por isso, antes de fechar o contrato com a Asset, realize uma pesquisa dos tipos de serviço que a empresa oferece. 

Com isso, você terá mais facilidade para encontrar uma opção que vai realizar uma boa gestão de ativos para seus investimentos.

Aprendeu sobre asset management? Conheça a Nova Futura!

Agora que você acompanhou esse artigo sobre Asset Management, já sabe que essa gestão de ativos tem muita importância no mercado de investimentos.

Como viu, a gestão de patrimônio é fundamental para garantir uma boa rentabilidade e gerir seu patrimônio. Portanto, agora que possui todo esse conhecimento  e informações necessárias sobre o tema, você precisa conhecer a Nova Futura. 

A Nova Futura é uma corretora independente com quase 40 anos de tradição e, durante a sua trajetória, já teve destaque em mercados de derivativos e ações.

Portanto, se você quiser realizar seus investimentos por meio de uma plataforma simples, segura e com atendimento personalizado, não espere mais!

Abra sua conta na Nova Futura e comece seus investimentos da melhor forma possível. Com a tranquilidade e segurança que você merece.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta