Os mercados asiáticos retornaram os seus ganhos de ontem, seguindo o desempenho das bolsas ocidentais na terça-feira. Na Europa, os mercados registram uma alta enquanto nos EUA, os futuros apontam para uma abertura de alta. Na Europa, apesar da tensão entre os governos da Rússia e do Reino Unido, os mercados se atentaram ao discurso dos dirigentes do Banco Central Europeu e aos indicadores americanos para o setor de varejo e preços. O varejo teve uma queda de 0,1% (contra expectativa de crescimento de 0,3%) e o índice de preços ao produtor registrou uma alta de 0,2% (contra uma expectativa de 0,2%).

Ainda na agenda, atenção ao mercado de petróleo. Em relatório mensal, a organização dos países exportadores de petróleo estimou que a produção de petróleo do grupo caiu em 77 mil barris por dia em fevereiro, mas que a oferta global subiu 370 mil barris por dia neste mesmo mês. Esta alta produção foi acompanhada por uma forte demanda, enquanto a produção americana de petróleo continua a atingir níveis recordes:

 

 

Além disso, a OPEP elevou a projeção da produção brasileira de petróleo em 2018 para 3,53 milhões de barris por dia, elevando o Brasil ao posto de terceiro maior produtor global (excluindo os países membros da OPEP). Lembrando que ainda hoje, nos Estados Unidos, haverá a divulgação dos estoques de petróleo bruto, às 11h30. Os preços do petróleo seguem com uma leve alta antes dos números.

Ainda no campo das commodities, o minério de ferro a vista, nos portos chineses, teve uma recuperação em seus preços. Após uma sequência de duas quedas consecutivas, houve um aumento da demanda por minério de ferro com maior teor de pureza, o minério com 62% Fe chegou a US$ 71,64 a tonelada seca, após cair abaixo de US$ 70.

 

Brasil

 

No Brasil, a agenda de indicadores tem pouca relevância, mas o intenso noticiário corporativo, uma safra de balanços em andamento e com os mercados externos em alta, o mercado local tem um tom levemente positivo. Os setores de utilidade básica e financeiro são destaque negativo neste pregão, enquanto o setor de materiais básicos registram alta, seguindo a alta das commodities.

 

 

 

 

 

 

 

(Visited 24 times, 1 visits today)