Atividade econômica

Em novembro, mercado de trabalho americano contratou menos e teve menor renúncia de trabalhadores. A criação de empregos em novembro de 2018 no mercado de trabalho norte-americano mostrou uma retração, com queda de 243.000 vagas para 6.688 milhões. Os dados possuem um delay de um mês em relação aos números do payroll, mas adicionalmente apresentam números de contratações e renúncia (demissões/separações/etc.). As contratações apresentaram queda de 218.000 na comparação com outubro, com contratação de 5.7 milhões em novembro de 2018, e incorrendo em uma mudança líquida no emprego de 203.000.

Mercados acionários

Negociando sob um otimismo generalizado, os mercados acionários internacionais aguardam um comunicado sobre as discussões entre Estados Unidos e China. Ambos os lados sinalizaram que conversas foram positivas, o que suportou ganhos nos ativos de risco e os preços de commodities. Além disso, o shutdown do governo norte-americano continua e os investidores foram tranquilizados após D. Trump não optar por uma medida mais emergencial para a construção do muro.

Os índices futuros norte-americanos sinalizam uma abertura de alta, e os índices europeus são negociadas em campo positivo. Na Ásia, o fechamento dos mercados também refletiu o otimismo com as discussões em relação às tarifas comerciais; adicionalmente, Pequim informou que não utilizará instrumentos de política monetária agressivos para lidar com desaceleração econômica, tranquilizando os mercados acionários.

No mercado internacional, o dólar registra uma leve depreciação, e tem forte oscilações na esteira da ata do FOMC e expectativas com discussões comerciais.

Expectativas dos agentes

Na agenda econômica do dia, destaques serão os dados para o setor de petróleo americano às 13h30 e ata da reunião do FOMC relativa a dezembro às 17h00. Os mercados também aguardam discursos de dirigentes do Fed: Raphael Bostic (membro sem poder de voto) deve falar sobre perspectiva econômica às 11h20; Charles Evans (membro votante) participará de sessão de perguntas e respostas às 12h00; Eric Rosengren (membro votante) discursará sobre perspectiva econômica às 14h30.

No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes irão se reunir às 14h00 no Palácio do Planalto. Hoje, Guedes irá entregar ao presidente o texto da Medida Provisória contra fraudes em benefícios previdenciários e assistenciais.

(Visited 12 times, 1 visits today)