• Quem Somos Investimentos Educacional Blog Call de Abertura Ao Vivo
  • Perfil do Investidor. Qual é o seu?

    7 de dezembro de 2017
    Por Bruna Sene

    Quando você toma a decisão de iniciar seus investimentos a fim de buscar a concretização de alguns objetivos de curto, médio e longo prazo, é importante organizar suas finanças e começar a estudar sobre o mundo dos investimentos, para que você possa tomar uma decisão responsável.

    Após organizar suas finanças e entender um pouco mais sobe os tipos de investimento existentes, chega a hora de decidir onde aplicar o dinheiro poupado. É preciso entender que essa decisão dependerá muito do perfil de investidor no qual você se enquadra, pois você deverá realizar aplicações condizentes ao seu perfil, de acordo com sua tolerância a perdas.

    Conservador, moderado e arrojado

    No geral, existem 3 perfis de investidor: conservador, moderado e arrojado (ou agressivo).

    Se você almeja ter total preservação do seu capital e aceita obter retornos mais baixos, porém garantidos, e possui uma baixa tolerância a perdas, então o seu perfil é conservador. Nesse caso, o ideal é procurar investimentos em Renda Fixa, como o Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Para o investidor com perfil conservador, o investimento em bolsa pode ficar para segundo plano ou até pode compor a sua carteira de investimentos, mas em uma porcentagem baixa (até 10% do capital) e com objetivos de longo prazo.

    Agora se você está disposto a correr alguns riscos, almejando um retorno melhor para seus investimentos, mas ainda deseja preservar a maior parte de seu capital, então seu perfil é o moderado. Nesse caso você já pode diversificar um pouco mais seus investimentos, alocando uma parte maior em renda variável (até 30%).

    E ainda, se você possui alta tolerância a riscos e está disposto a aceitar as oscilações do mercado e possíveis perdas, almejando um retorno maior em seus investimentos, seu perfil é arrojado. Nesse caso, a porcentagem alocada em renda variável pode chegar e até ultrapassar os 50%.

    Após ter definido a quantia que irá investir e a porcentagem alocada de acordo com seu perfil, é hora de começar seus investimentos! Aqui na Nova Futura Investimentos, você encontra os melhores produtos, desde os mais conservadores, com as melhores taxas de Renda Fixa, até os mais arrojados, com as melhores análises e recomendações em Renda Variável. Aproveite, abra sua conta grátis e tenha acesso a nossa plataforma de investimentos.

    (Visited 15 times, 1 visits today)