Minis são iguais às ações?

Na Bolsa de Valores operamos ativos financeiros. Lucramos se acertamos a direção deles. Exemplos são ações do Itaú, Bradesco, Petrobrás, Lojas Americanas, etc.

Além de ações, podemos especular com a direção do Ibovespa, que representa uma cesta com as principais ações brasileiras.

Para escolher se na média, as ações irão subir ou cair no mesmo dia, ou seja, uma operação de day trade, recorremos ao mercado futuro do índice, o chamado antigo mercado BMF.

Da mesma forma, podemos especular com a direção do dólar, através do mercado futuro do dólar.

Tamanho do mini

Os mini contratos permitem que o investidor tenha acesso ao mercado BMF a custos operacionais mais baixos que os contratos futuros normais (ou contrato “cheio”). Na versão Mini você opera relativamente pequeno: 20% do valor normal do “cheio”.

O trader utiliza deste mercado para especular na Bolsa, e ganhar com a oscilação do preço destes mini contratos ao longo do pregão, realizando operações de compra e venda no mesmo dia (day trade).

Plataforma de investimentos recomendada: NewF Trader  – A sua plataforma de investimentos da Nova Futura Investimentos completa, ágil e segura

Como funciona a nomenclatura dos contratos?

Os contratos de Mini Índice são indicados pelas letras WIN seguidas da letra do mês de vencimento e do ano. Já os contratos de Mini Dólar, começam com as letras WDO, seguidas da letra indicativa do mês e o ano de vencimento.

 

Letras de vencimento

 

WDOFUT:

 

F: Janeiro

G: Fevereiro

H: Março

J: Abril

K: Maio

M: Junho

N: Julho

Q: Agosto

U: Setembro

V: Outubro

X: Novembro

Z: Dezembro

 

WINFUT:

 

G: Fevereiro

J: Abril

M: Junho

Q: Agosto

V: Outubro

Z: Dezembro

 

Exemplos:

 

Mini contrato de dólar com vencimento em Mar/18: WDOH18

Mini contrato de índice com vencimento em Abr/18: WINJ18

 

Como operar mini contratos?

Basta você realizar a compra e/ou a venda de no mínimo um mini contrato, como se fosse uma ação.

Para realizar a operação no day trade, geralmente o trader utiliza a análise gráfica (análise técnica) para decidir se vai comprar ou vender os minicontratos, de acordo com a sua estratégia e a sua preferência.

Acompanhe nossa Sala ao Vivo durante todo o pregão.

O que é Margem de Garantia?

Em uma operação de day trade, você entra e sai no mesmo dia, não tendo a posse do ativo. Ainda assim, nesta modalidade de operação, a corretora de valores pede um valor disponível na sua conta para você poder operar cada contrato.

Esse valor é chamado de margem de garantia. Vale ressaltar que a margem de garantia é bem menor para day trade do que para posição (comprar e manter o ativo).

Em palavras mais técnicas, a margem de garantia é uma quantia em dinheiro depositada pelas partes envolvidas em um contrato ou mini contrato futuro, com o objetivo de garantir o cumprimento do mesmo.

A margem de garantia é uma exigência da Câmara de Compensação para cobrir os compromissos assumidos pelos participantes no mercado futuro.

Considerações finais

No próximo artigo quero explicar técnicas de análise para operações de Day Trade nos minis.

Até lá!

(Visited 1.822 times, 1 visits today)