Nova Futura Investimentos 14 de janeiro de 2022 4 minutos lendo
Voltar para o blog

Carteira recomendada perfil moderado: qual a melhor estratégia?

14 de janeiro de 2022   -   4 minutos lendo

Quem está no mercado financeiro e investe em ativos de Renda Variável espera potencializar os ganhos minimizando os riscos. Nesse sentido, uma Carteira Recomendada para perfil moderado pode ser uma boa opção para o investidor. 

Para entender esse conceito, é importante compreender as diferentes categorias de investidores. Dessa forma, você sabe o que é o perfil moderado e se o seu estilo no mercado financeiro se encaixa nesses atributos específicos. 

Esse é o primeiro passo para entender como uma Carteira Recomendada pode potencializar os seus lucros. No entanto, antes de seguir uma indicação, é fundamental entender o racional que sustenta essa proposta. 

Com uma visão completa do modelo de negócio da companhia, o investidor encontra um melhor ponto de entrada e saída do papel. Entenda melhor, a seguir.

Perfis de investidor

Antes de mais nada, vamos entender os tipos mais comuns de investidores que existem no mercado financeiro. A explicação vai ser rápida e prática. A partir de agora, você entende melhor as classes de ativos que combinam com a sua gestão de risco

Uma curiosidade: a classificação de perfil do investidor é uma obrigatoriedade determinada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma autarquia responsável por organizar as operações que acontecem no mercado financeiro para disciplinar os investidores e conciliar interesses dos personagens que atuam nesse sistema. 

A instrução número 539, elaborada pela própria CVM, é clara: empresas que oferecem diferentes tipos de investimento, como Carteira Recomendada para perfil moderado, são obrigadas a fornecer um processo para os clientes definirem as categorias de investidor. Em geral, existem três perfis: conservador, moderado e agressivo. 

Conservador

Quem tem esse perfil não gosta de correr risco. Na prática, isso significa que o investidor conservador prefere um ganho menor do que aplicar recursos em uma oportunidade com maior possibilidade de alta, mas também com maior risco. A palavra-chave para esse público é segurança. 

Geralmente, esse perfil não se sente confortável aportando dinheiro em uma Carteira Recomendada para perfil moderado. Ao contrário, esse tipo de investidor prefere ativos de Renda Fixa, já que os riscos são consideravelmente menores em comparação a investimentos em renda variável, como títulos públicos e CDBs. 

Moderado

Aqui, chegamos ao ponto alto da nossa explicação. O investidor moderado está disposto a correr um determinado risco nas aplicações. Ou seja, ele aceita arriscar caso a possibilidade de lucro compense a operação. 

Quem se encaixa nesse grupo tende a gostar de ações recomendadas e carteiras de investimentos. O perfil moderado não tem aversão ao risco, pois possui um conhecimento prévio do funcionamento das operações no mercado financeiro. A palavra-chave para esse público é diversificação. 

O investidor moderado sempre procura colocar os investimentos em diferentes classes de ativos para se proteger da volatilidade e, ao mesmo tempo, estar exposto ao risco para aumentar o patrimônio. 

Agressivo

Como o nome sugere, este tipo de investidor suporta mais o risco porque busca ganhos maiores em um menor tempo. Ele é agressivo nos investimentos e busca lucrar com a volatilidade do mercado. Em geral, procura carteira semanal para definir as operações. A palavra-chave para esse tipo de público é rentabilidade. 

Quem se identifica com essas características precisa ter inteligência emocional para saber o que fazer quando está perdendo dinheiro e precisa enfrentar os desafios que vão surgir no cotidiano do mercado. Quem consegue lidar com esse tipo de pressão tem mais chances de performar melhor e garantir uma boa rentabilidade nos negócios. 

A melhor Carteira Recomendada

Agora que você aprendeu sobre os diferentes perfis de investidores que existem no mercado, vamos explicar qual é a melhor carteira de ações recomendas para o perfil moderado. Ou seja, aquela pessoa que se preocupa com a segurança financeira, mas também está disposta a correr riscos por boas oportunidades.  

O investidor que se identifica com uma Carteira Recomendada para perfil moderado pode buscar algo diversificado e que ofereça diferentes classes de ativos tanto em Renda Fixa quanto Variável. A recomendação também precisa deixar claro em quanto tempo os ativos colocados ali devem alcançar os preços-alvos determinados. 

Isso é muito importante, pois você vai saber por quanto tempo deve manter uma Carteira Recomendada para perfil moderado. Analisar o cenário macroeconômico também é fundamental para atingir os seus objetivos.

Em momentos de pânico no mercado de Renda Variável, muitas vezes, os fundamentos das companhias são desconsiderados, e os preços dos ativos derretem. Portanto, a assimetria entre risco e oportunidade de ganho passa a não valer a pena para o seu perfil de investimento. 

Nova Futura ao seu lado no mercado

Para você ficar sempre bem informado, não deixe de acessar a plataforma da Nova Futura. Por três anos seguidos (2018, 2019 e 2020), fomos os vencedores na categoria de melhores Carteiras Recomendadas da revista Exame

Independentemente do seu perfil como investidor, estamos ao seu lado para te ajudar a fazer melhores negócios no mercado. Não perca tempo e abra a sua conta com a gente agora mesmo! 

Aqui, você conta com a assessoria dos nossos especialistas com anos de experiência no mercado financeiro. Eles vão te auxiliar na composição da sua carteira de investimentos. 

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta