Nova Futura Investimentos 24 de setembro de 2021 4 minutos lendo
Voltar para o blog

Como funcionam os investimentos em LCI e LCA?

24 de setembro de 2021   -   4 minutos lendo

Por serem isentas de Imposto de Renda, as Letras de Crédito Imobiliário e as Letras do Agronegócio (LCI e LCA) estão se tornando cada vez mais populares nas carteiras de investimento. Por isso, se você está pensando em variar suas possibilidades, que tal saber mais sobre as vantagens dessas aplicações?

O que é LCI e LCA?

Para saber o que é LCI e LCA, é preciso ter em mente que ambas são investimentos de renda fixa e podem gerar retornos maiores do que a poupança. São similares ao CDB, título emitido por bancos ou instituições financeiras para captação de recursos, já que são uma forma de “emprestar” dinheiro e receber rendimentos em retorno.

A diferença entre LCI e LCA é que o primeiro caso se trata de investir dinheiro em empréstimos imobiliários. Uma LCI pode ser emitida por bancos públicos ou privados e registrada na Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip).

Já as Letras de Crédito do Agronegócio servem para captação de recursos de empresas do setor. Ou seja, podem ser empréstimos a agricultores, financiamentos para cooperativas, entre outros. 

Esses dois setores movimentam muito a economia brasileira, gerando diversas oportunidades de emprego. Por isso, há um incentivo para o investimento em LCI e LCA por meio da isenção de cobrança do Imposto de Renda.

Rentabilidade de LCI e LCA

É possível encontrar títulos de CDB com rentabilidade de 110% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), enquanto as LCIs e as LCAs rendem em torno de 80%. Por isso, muitos investidores ficam em dúvida sobre qual aplicação escolher, já que o CDB parece render mais.

Porém, um título de LCI e LCA com 80% do CDI pode ter uma rentabilidade maior do que um CDB com 110%. Isso porque, quanto menor o vencimento de um título de LCI e LCA, menos ele precisa render para ter o mesmo lucro do CDB devido ao IR cobrado no segundo caso.

Vale lembrar que só é possível retirar os lucros de um título LCI ou LCA após o vencimento. Sendo assim, é importante escolher uma duração que corresponda com seus objetivos e suas expectativas em relação ao investimento. Apesar de não ser uma regra, geralmente, quanto maior o prazo de vencimento, maior será o rendimento também.

Além disso, é possível encontrar títulos com variadas rentabilidades, como pré-fixada, pós-fixada e híbrida. Veja mais detalhes sobre cada uma a seguir.

  • Pré-fixada: quando a taxa de juros é estabelecida no momento da compra do título. Dessa forma, é possível saber qual será a remuneração ao vencimento da aplicação, que, geralmente, fica em torno de 5% ou 7%;
  • Pós-fixada: o investidor sabe qual será o indicador de referência utilizado no título (o CDI é o mais utilizado em investimentos de renda fixa), porém, desconhece exatamente qual é o valor do rendimento até o vencimento;
  • Híbrido: uma parcela é pré-fixada e outra pós-fixada, podendo conter uma taxa de juros assegurada, além da variação da inflação.

Como investir em LCI e LCA?

Uma das formas mais seguras e práticas sobre como investir em LCI e LCA é abrindo uma conta em uma corretora. Para escolher o título ideal, é preciso se atentar a alguns pontos importantes, como a data de vencimento. Como mencionamos, só será possível ter acesso aos rendimentos após esse prazo.

A liquidez mínima de uma aplicação em LCA e LCI é de 90 dias, mas também é possível encontrar opções de 3 anos ou mais. Sendo assim, é importante escolher um prazo que se alinhe aos seus objetivos.

Além disso, o Fundo Garantidor de Créditos protege as LCIs e as LCAs, por isso, caso a instituição emissora do título declare falência, você receberá o valor investido de até R$ 250 mil de volta. Porém, para o cálculo do limite de retorno, além dos títulos, será contabilizado o valor que estiver na conta ou na poupança.

Entenda mais sobre investimentos com a Nova Futura!

Após saber mais sobre o que é e como funciona LCI e LCA, é possível começar a investir nesses títulos com tranquilidade e segurança, abrindo sua conta na Nova Futura. Para obter mais informações sobre outros investimentos, confira nosso canal no YouTube e encontre os mais variados conteúdos!

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta