Nova Futura Investimentos 08 de abril de 2022 8 minutos lendo
Voltar para o blog

Corretora independente: tudo o que você precisa saber

08 de abril de 2022   -   8 minutos lendo

Uma corretora independente é uma das opções disponíveis no mercado para quem quer fazer o investimento, títulos, fundos e ter os tão sonhados retornos.

Entretanto, além de conhecer mais sobre os produtos de investimento e suas características, é preciso entender como chegar até eles. 

Dessa forma, a chance de fazer boas escolhas e ter maior rentabilidade fica mais próxima.

Mas claro, antes de criar uma conta, é preciso entender melhor como elas funcionam. 

Afinal, uma corretora independente possui características próprias para facilitar todo o processo do investidor. 

A seguir, explicamos melhor como ela opera e todas suas vantagens. Confira com a gente e boa leitura!

O que é uma corretora independente?

Contar com a ajuda de uma corretora independente na hora de investir é uma boa oportunidade para quem deseja ter um acompanhamento completo. 

Isso porque, a corretora independente é uma espécie de instituição financeira que tem como objetivo intermediar a relação entre o investidor e o mercado. Assim, ela oferece aos seus clientes várias opções de investimentos, seja para renda variável ou fixa. 

Para isso, ela conta com uma plataforma própria, onde o cliente poderá encontrar ações ou títulos de renda fixa. Inclusive, as corretoras independentes costumam possuir um leque amplo de aplicações, uma vez que trabalham com parceiros diversos.

Ou seja, por meio delas, é possível conhecer diferentes títulos, com características e rentabilidades próprias. 

O que, sem dúvidas, traz para os clientes maiores possibilidades na hora de investir. 

O que avaliar na hora de escolher uma corretora independente?

Para escolher uma corretora independente, é ideal avaliar certos detalhes para que toda sua experiência seja segura. Por isso, listamos a seguir alguns pontos que você deve verificar na hora de conhecer cada corretora. Acompanhe. 

A plataforma para investimentos 

Cada corretora possui sua própria plataforma de investimentos, conhecida como home broker. É justamente nessa plataforma que você utilizará para fazer cada operação, por isso, é ideal buscar por opções que sejam fáceis e completas. 

Nesse momento, vale a pena tentar entender quais ferramentas estão disponíveis no sistema e se ele é fácil de ser usado, algo bem intuitivo

Isso porque trabalhar com uma boa plataforma é um passo essencial para que você tenha ótimas experiências investindo. 

Os serviços e produtos disponíveis 

Outro ponto que você deve ficar atento na hora de avaliar uma corretora independente diz respeito aos serviços oferecidos. Em outras palavras,  como os tipos de operações disponíveis costumam variar entre uma empresa e outra, todo cuidado é pouco.

Por isso, a recomendação é buscar uma consultoria em investimentos, assessoria para investir na bolsa, auxílio para administração de fundos e afins. E claro, considere também a quantidade de ativos

Assim, quanto mais opções de investimento e serviços de apoio você encontrar, melhor será para você conseguir uma carteira diversificada e que renderá bons lucros. 

A reputação de uma corretora independente

Conhecer mais sobre a reputação da corretora independente também é algo que pode trazer segurança para você. Afinal, é sabendo sobre sua credibilidade no mercado é que você terá certeza se a empresa é de confiança. 

Sendo assim, não deixe de pesquisar bastante cada informação sobre o negócio, inclusive, conferindo sites de reclamações. Caso conheça algum cliente ou profissional que tenha conhecimento do mercado, peça a opinião. 

homem apontando para gráfico

Os custos envolvidos

Para começar a investir, você terá alguns gastos com a corretora e seu sistema, isso é algo normal. Mas sempre busque conferir quais são os valores envolvidos nos serviços, para que você não fique prejudicado, com taxas muito altas. 

Lembre-se que existem as taxas de corretagem, destinadas para a intermediação das operações e a taxa de custódia, para a guarda dos títulos. Assim como os impostos e taxas para fazer operações no home broker. 

Os registros e certificações

Conferir os registros e certificações das corretoras também é fundamental. Dessa forma, você pode entender melhor se a instituição é de confiança e se possui boas práticas na hora de oferecer os serviços aos clientes. 

Para começar, a corretora deve possuir um registro da CRM, mas ao mesmo tempo, confira referências como a B3 e o Bacen

Com isso, você poderá entender mais sobre o nível de qualidade e certificações da corretora. 

O atendimento

Ter a ajuda de bons profissionais sempre à disposição é algo que ajudará muito na sua jornada de investimentos. Por isso, opte por corretoras que possuem um atendimento de qualidade e com uma equipe disposta a lhe atender

No dia a dia, várias dúvidas podem surgir e com meios de suporte que funcionam, seu aproveitamento será melhor. 

Vantagens de contratar uma corretora independente

Depois de entender o que considerar na hora de contratar uma corretora independente, é ideal que você entenda os benefícios que esse tipo de instituição oferece. Por isso, separamos eles a seguir. 

Comodidade

Um dos pontos positivos da corretora independente é a comodidade que ela oferece. Afinal, esse tipo de instituição conta com uma diversidade de produtos, com isso, em um único lugar o cliente pode conhecer diferentes possibilidades de investimento.

Assim, é possível fazer as transações que desejar, utilizando uma plataforma de fácil acesso e com muitas possibilidades para o pagamento. Com isso, você não precisa abrir da sua comodidade para adquirir ações e outros títulos que desejar

Segurança

A segurança também é fator importante quando falamos em investimento, uma vez que todo seu dinheiro está envolvido naquelas transações. 

Mas no caso das corretoras, você pode ficar muito tranquilo. Isso porque, elas são apenas mediadoras das transações e as ações ficam registradas em seu nome na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC). 

Portanto, você sempre estará protegido, com suas ações garantidas, mesmo que a corretora enfrente algum problema. 

Preço

Na hora de utilizar os serviços da corretora, já mencionamos que você deve custear algumas taxas. No entanto, tenha em mente que por se tratar de um mercado amplo, essas taxas cobradas costumam ser baixas. 

Sendo assim, mesmo custeando o serviço, você ainda pode encontrar preços atrativos e que não sejam um empecilho em relação ao retorno que você terá sobre seus investimentos.

Atendimento

Contar com o acompanhamento de profissionais capacitados e ter todo o suporte de uma corretora na hora de investir é um grande diferencial. Dessa forma, você tem melhores chances de fazer boas escolhas e ter o retorno esperado. 

Inclusive, você encontra um atendimento mais personalizado e atencioso, junto com consultorias que vão ajudar a guiar suas escolhas. 

gráficos no pc

Diferenças entre corretora independente e instituição bancária

Os grandes bancos costumam oferecer opções de investimento para seus clientes. Por isso, além de uma corretora independente, é possível apostar no mercado financeiro por meio de um banco em que você já possui conta. 

Mas claro, vale lembrar que esses bancos contam com corretoras que podem ser próprias ou estão vinculadas à instituição. Assim, são elas que, por meio dos bancos, oferecem os serviços de investimento aos clientes. 

Contudo, é essencial ressaltar que existem grandes diferenças entre as corretoras independentes e os bancos com suas corretoras próprias. 

Como dissemos, as corretoras independentes costumam ser uma ponte entre os investidores e os produtos financeiros. Assim, ela conta com muitas opções de ações e títulos, provenientes de diversos parceiros. 

No caso do banco, o cliente apenas tem acesso a aplicações daquela única instituição, o que torna as escolhas muito mais limitadas

Logo, apesar de parecer mais prático, uma vez que você já pode ter a conta no banco, nem sempre será mais vantajoso. Em um banco você nem sempre pode encontrar uma opções de investimento que seja adequada para suas necessidades. 

Do mesmo modo, como o banco trabalha com aplicações próprias, você pode acabar sofrendo uma influência desfavorável. Em algum momento, você pode acabar investindo em algo que dá mais retorno para os interesses da instituição bancária, e não para os seus. 

Principais produtos de uma corretora independente

Na hora de abrir uma conta e começar a utilizar os serviços de uma corretora independente, você tem acesso a vários produtos de investimento. 

Entre os mais comuns, temos o Tesouro Direto, que consiste na venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. Ele foi criado pelo Tesouro Nacional e costuma ser uma boa opção para quem quer sair da poupança. 

Ainda, há a Renda Fixa, em que você já sabe o quanto de rendimento terá ao investir em rendas públicas, em bancos ou demais empresas. Por ser mais previsível, é indicado para quem não deseja riscos maiores

No entanto, também existe a Renda Variável, em que a rentabilidade pode depender muito da situação do mercado financeiro. Com isso, existem riscos maiores, apesar dos retornos também serem atrativos. 

E claro, existe o Fundo de Investimentos que funciona por meio do investimento coletivo. Por meio dele, vários investidores podem apostar de forma conjunta em fundos de ações, renda fixa, fundos cambiais e outros. 

Outra opção é o Produto Estruturado. Neste caso, estamos falando de um tipo de investimento que combina diferentes derivativos, para criar boas estratégias. Ou seja, a aplicação é assegurada contra quedas da Bolsa e ainda pode se beneficiar de parte das altas do mercado.

Nova Futura: a sua corretora independente

Conhecer mais sobre as possibilidades disponíveis no mercado é fundamental para quem deseja investir. E por meio de uma corretora independente, você já sabe que possui total suporte e uma cartela ampla de produtos financeiros para escolher. 

Logo, se você está em busca de uma corretora, a Nova Futura é a escolha certa. Isso porque, a empresa possui mais de 38 anos de mercado e conta com uma equipe de economistas renomados. 

Inclusive, a Nova Futura já foi tri campeã no ranking da Exame de melhor carteira recomendada de ações no país. Por isso, não perca tempo e crie sua conta na corretora que entende do assunto!

Para mais informações sobre corretoras independentes e o mercado de investimentos, continue no Blog da Nova Futura.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta