Nova Futura Investimentos 26 de maio de 2022 8 minutos lendo
Voltar para o blog

Digital Wealth Management: conheça a gestão especializada em fortunas da Nova Futura

26 de maio de 2022   -   8 minutos lendo

Você conhece o Digital Wealth Management? Também conhecida como gestão patrimonial ou gestão especializada em fortunas, trata-se de um tipo de serviço voltado principalmente para clientes de alta renda.

Por trabalhar com grandes quantias financeiras e ativos de alto valor, é importante que pessoas capacitadas sejam responsáveis por implementar esse estilo de gestão.

Nesse cenário, um cliente desse perfil deve buscar instituições confiáveis, como uma excelente corretora independente, para se assegurar de que seu dinheiro está em boas mãos. 

Além disso, é muito importante usar o dinheiro de maneira inteligente. Assim, há a circulação do capital que, ao ser investido de modo correto, continua gerando riqueza e fazendo o patrimônio crescer.

Muitas pessoas manifestam interesse nesse estilo de gerenciamento de patrimônio. No entanto, ficam inseguras na hora de implementá-lo porque não conhecem os principais aspectos desse tipo de gestão.

Para sanar as principais dúvidas sobre o Digital Wealth Management, a Nova Futura reuniu neste artigo todas as informações necessárias sobre o tema. Confira a seguir e tenha uma ótima leitura!

Afinal, o que é Digital Wealth Management ou gestão patrimonial?

De modo geral, Digital Wealth Management ou gestão patrimonial se refere ao tipo de assessoria de patrimônios que se dedica à manutenção, administração e ao incremento de grandes fortunas.

Isso significa que Digital Wealth Management se volta especificamente para clientes com padrão financeiro mais elevado, se constituindo através de um processo de consultoria.

É muito importante destacar que não se trata de possuir o patrimônio alheio, mas de prestar consultoria em como administrar essa fortuna da melhor maneira.

O foco desse sistema é pessoas e famílias interessadas em um acompanhamento de profissionais especializados na gestão do patrimônio. Ou seja, não se restringe a apenas grandes empresários.

Então, esse modelo de negócios se concentra em pessoas de alta renda que desejam construir ou manter um patrimônio de forma responsável e duradoura.

Diante dessa gestão com alta responsabilidade, os profissionais devem se especializar em diversos aspectos, como:

  • mercado imobiliário;
  • tributação;
  • legislação;
  • noções contábeis;
  • entre outros.

Desse modo, o sistema de consultoria rende uma fortuna que continua se expandindo através de uma série de investimentos rentáveis, como fundos exclusivos e oportunidades únicas de negócio.

Wealth Management (capa)

Quais os principais objetivos da Digital Wealth Management?

Em primeiro lugar, é importante discutir os tipos de serviços que podem ser feitos através de Digital Wealth Management. De modo geral, eles podem se dividir em:

  • Consultoria financeira;
  • Serviços fiscais e de contabilidade;
  • Consultoria em investimentos diversos;
  • Planejamento de aposentadoria.

Portanto, os objetivos da gestão de riquezas dependem de quais serviços o cliente gostaria de implementar no seu patrimônio e quais são as metas desta pessoa. 

Para indivíduos que buscam consultoria financeira, o objetivo se volta para ações em relação a como gerir melhor a fortuna ou como o patrimônio pode gerar mais capital.

Cada um desses exemplos precisam de objetos específicos voltados para as necessidades desses clientes. Assim, afirmar que existe um único objetivo com Digital Wealth Management é induzir o cliente ao erro.

É muito importante que o serviço de consultoria siga três parâmetros:

  • Proteção: análise de riscos internos e externos que comprometam a fortuna;
  • Crescimento: estudo de oportunidades que permitem o aumento desse patrimônio;
  • Perpetuação: criação de cenários de crescimento estável para a mesma fortuna.

Na prática, como funciona a gestão patrimonial através do Digital Wealth Management?

O primeiro passo para o consultor ou corretora independente que vai gerir o serviço de Digital Wealth Management para um cliente é identificar o perfil e, partindo disso, definir os objetivos.

Existem empresas que fornecem consultoria de gestão patrimonial de duas formas: ativa e passiva. A primeira diz respeito a quem, com autorização explícita do cliente, realiza transações e investimentos a fim de ampliar os recursos.

O segundo modo refere-se a uma forma de consultoria mais tradicional, em que os conselheiros avaliam os riscos e apontam os caminhos para a valorização do patrimônio, sem realizar transações.

Não existe uma hierarquia entre essas duas formas, pois tudo depende do perfil do cliente. Existem pessoas que não gostam de lidar com a burocracia, enquanto outras gostam de participar de todo o processo.

Dessa forma, a personalização desse tipo de gestão se constitui de maneira funcional e confirma a sua necessidade para quem tem alto poder aquisitivo.

Essa gestão não deve ser esporádica. Diversos elementos internos e externos têm impacto direto na evolução do patrimônio, por isso a gestão patrimonial deve ser constante.

Maiores vantagens do Digital Wealth Management

Há diversas vantagens em virar cliente de um sistema de gestão focado em Digital Wealth Management.

Em primeiro lugar, não há necessidade de lidar com as burocracias que envolvem questões financeiras, jurídicas, contábeis, entre outras.

Obviamente, uma pessoa que acumulou um patrimônio extenso tem conhecimento profundo do mercado. No entanto, ele também precisa contar com especialistas para entender aspectos de cada área.

Por isso, a gestão patrimonial oferece um benefício de contar com equipes especializadas, que solucionam problemas com conhecimento de causa. 

Além disso, claro, é preciso destacar que o cliente tem acesso a todos os serviços de wealth management digitalmente através do aplicativo. Ou seja, essa facilidade permite que você acesse todo o seu portfólio de forma totalmente digital.

Por último, o cliente não precisa focar em diversas análises de oportunidades, riscos e ameaças. Ao permitir esse tipo de consultoria, ele pode centrar seus esforços em áreas de expertise ou que lhe interessam. 

É muito importante, porém, que o processo decisório esteja sempre nas mãos do cliente. Afinal, o patrimônio é dele, e deve ser cuidado de forma muito responsável e zelosa.

digital Wealth Management (2)

Estrutura dos serviços de gestão patrimonial 

Como vimos anteriormente, há diversos tipos de serviço que uma consultoria de Digital Wealth Management pode oferecer.

Portanto, a estrutura dos serviços também varia de acordo com os objetivos definidos pelo cliente, como ele se comporta diante de situações de risco e a situação patrimonial.

A partir disso, traçam-se estratégias e o plano de ação em conjunto com o cliente a fim de que ele tenha autonomia e possa interferir no processo como desejar.

Os serviços podem se estruturar de três maneiras:

  • Carteiras gerenciadas;
  • Investimentos offshore;
  • Fundos exclusivos.

As carteiras gerenciadas são um tipo de dossiê com investimentos que visam atender as necessidades particulares do detentor do patrimônio.

Os fundos de investimento, por sua vez, referem-se a investimentos direcionados aos clientes, sejam eles membros de uma família ou apenas um investidor.

Por fim, os investimentos offshore concernem às aplicações realizadas em domicílios fiscais diferentes do país de origem. 

Eles também são conhecidos como paraísos fiscais, devido à tributação em cima dos valores ser consideravelmente menor. Além disso, podem ser feitos de maneira legal. 

Principais perfis de clientes

Como afirmamos ao longo deste artigo, os principais perfis de clientes para Digital Wealth Management são os de alta renda.

Mas o que significa de fato ter uma alta renda num país como o Brasil? Afinal, vivemos em um lugar onde há intensas desigualdades financeiras.

Assim, se convencionou entre as empresas do nicho trabalhar com indivíduos ou famílias que possuem patrimônio estipulado no valor de R$ 1 milhão.

Reiteramos, porém, que este valor é uma média. Há empresas que trabalham com valores inferiores, enquanto outras partem de valores bem acima desses.

Existem pessoas que têm uma alta renda, mas que ainda não se refletem em um patrimônio elevado. Por isso, configuram numa ótima oportunidade de negócio para algumas consultorias.

Diante disso, é necessário avaliar as necessidades e como a empresa pode gerir esses valores de modo a garantir investimentos rentáveis para esse tipo de cliente.

Diferença entre Digital Wealth Management e Asset Management

Há ainda confusão na hora de utilizar o termo Digital Wealth Management, pois muitos utilizam-no como sinônimo de asset management.

O asset management também presta consultoria designada para a conservação e crescimento do patrimônio. No entanto, ela foca nos ativos do cliente.

Então, a pessoa ou empresa que oferece esse serviço se dedica a análise de:

  • ações;
  • bens físicos variados;
  • empresas;
  • estoques;
  • imóveis;
  • títulos de renda fixa;

E como esse serviço se diferencia da gestão de riquezas? 

Como vimos neste artigo, a gestão via Digital Wealth Management tem uma visão mais ampla do patrimônio. Isso porque pode contemplar a gestão de ativos, mas não se limitando a isso.

Além disso, também tem como pilar a perpetuação da riqueza, aspecto que não é central no asset management. 

Assim, Digital Wealth Management pode considerar características como legado e finanças passadas para gerações seguintes na hora de gerir o patrimônio.

Vantagens da Digital Wealth Management via Vontobel na Nova Futura

A Nova Futura se uniu com o Vontobel para oferecer para você o melhor serviço de Digital Wealth Management do país.

Atuando desde 1924, o banco suíço Vontobel possui bastante expertise na área de gestão patrimonial, assim como em gestão de ativos e soluções de investimentos.

Além disso, o Brand Finance considerou o Vontobel como uma das dez marcas mais fortes do país em 2021.

Com forte tradição na área de Digital Wealth Management, a parceria permite acesso exclusivo e atendimento personalizado aos clientes brasileiros da Nova Futura.

Devido a essa parceria entre Nova Futura e Vontobel, o cliente também tem acesso a serviços de Digital Wealth Management disponíveis apenas no mercado estrangeiro. 

O grande diferencial deste serviço na Nova Futura, é que o cliente não precisa possuir um patrimônio de 1 milhão. Com apenas USD 5.000, é possível ter acesso ao Digital Wealth Management.

Isso simboliza uma oportunidade única para quem busca consultoria de ponta, com qualidade de duas instituições de renome e que continuam crescendo juntamente com seus clientes.

Conheça a Nova Futura e tenha a melhor gestão patrimonial do mercado

Agora que você conheceu a Digital Wealth Management e suas características, você precisa conhecer a Nova Futura.

A Nova Futura é uma corretora independente com quase 4 décadas de tradição. Durante toda a sua história, tem destaque em mercados de equities e derivativos.

Por isso, é sua melhor escolha para descomplicar investimentos e fazer parte de uma plataforma segura e com atendimento personalizado.

No caso da gestão patrimonial de fortunas, você conta ainda com a credibilidade e confiança da parceria com o banco suíco Vontobel.Abra já a sua conta na Nova Futura e inicie seus investimentos com segurança e maior tranquilidade.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta