Nova Futura Investimentos 15 de setembro de 2021 4 minutos lendo
Voltar para o blog

Entenda o que é Fundo Imobiliário e como funciona

15 de setembro de 2021   -   4 minutos lendo

Existem diversas modalidades de investimentos no mercado financeiro para você diversificar a sua carteira, desde renda fixa, na qual é possível prever os rendimentos, até renda variável, que é volátil, mas tende a ter retornos mais interessantes. Pensando nisso, que tal entender o que é Fundo Imobiliário?

Como uma aplicação de renda variável, os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) são uma modalidade coletiva, ou seja, ocorrem quando investidores com o mesmo interesse se reúnem para negociar ativos imobiliários. Porém, uma empresa gestora seleciona os papéis que serão comprados ou vendidos.

Isso quer dizer que você, como investidor, conta com um especialista do mercado financeiro para direcionar nas decisões, assim aproveitando a experiência de quem conhece e entende os indícios de valorização. 

Como os Fundos de Investimentos Imobiliários funcionam?

Quando você investe em um FII, é dado o poder à gestora de reinvestir o capital em ativos imobiliários, repassando igualmente todos os lucros e rentabilidades captados aos investidores. A seguir, listamos alguns termos importantes para entender o que é Fundo Imobiliário.

Cotas

Assim como acontece em outros fundos, o investimento em Fundo Imobiliário é dividido em cotas, parcelas da aplicação compradas pelo investidor para começar a participar das negociações de ativos.

As cotas mais populares no mercado são aquelas negociadas na B3. Porém, nem todas estão listadas na Bolsa de Valores, por isso é importante contar com uma gestora para localizar os ativos mais interessantes.

Ticker

O ticker é um termo utilizado para identificar as cotas dos Fundos Imobiliários no pregão — momento destinado às negociações, aos lances e ao fechamento de contratos tanto de compra quanto de venda.

Esse código é formado por 4 letras maiúsculas, seguidas pelo número 11 (AAAA11). Inclusive, se o fundo estiver listado na Bolsa de Valores, o ticker ainda contará com a letra B ao final: AAAA11B.

Valor mínimo

Ao entender o que é Fundo Imobiliário, é possível chegar à conclusão de que não é preciso ter um patrimônio extenso para começar a investir. Na Bolsa de Valores, por exemplo, você pode comprar uma única cota e já começar a fazer parte da divisão de lucros.

Além disso, é possível encontrar cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários com valores de, no máximo, R$ 100, lembrando as aplicações de ações na B3.

Custos

Quem investe em Fundos Imobiliários está comprometido a alguns custos, como a taxa de performance e de gestão. Esses valores são cobrados pela gestão do FII e pelo desempenho do investimento, consecutivamente.

Até os melhores Fundos Imobiliários possuem esses custos. Inclusive, é possível que haja mais um, a taxa de corretagem, valor pago pela intermediação de negociações. Além disso, algumas corretoras ainda cobram pela custódia, ou seja, ato de guardar as cotas.

Modalidades de Fundos Imobiliários

Aprender como investir em Fundos Imobiliários é um meio de aplicar o seu patrimônio em grandes teatros, estabelecimentos e companhias, por exemplo. Porém, isso não quer dizer que você passa a ser o proprietário do imóvel, afinal, ao comprar uma cota, o investidor é cotista do FII, tendo direito à rentabilidade do ativo.

Nos tópicos abaixo, separamos as principais modalidades de FIIs para ajudar você a entender o que é Fundo Imobiliário e a importância de ter uma carteira de investimentos diversificada. Confira.

Fundos de papel

Neste tipo de fundo, os seus principais ativos são títulos financeiros atrelados ao mercado imobiliário, como, por exemplo, o LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e o CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários). Ou seja, todo o rendimento do FII está vinculado ao comportamento dos papéis.

Fundos de tijolo

Os fundos de tijolo são aqueles que investem em empreendimentos imobiliários físicos em fase de construção ou que já foram finalizados. Isso pode incluir shoppings, hospitais e grandes centros comerciais, no qual o seu dinheiro será usado para financiar obras, aquisições e empreendimentos.

Conheça a nossa Call de Abertura e Fechamento

Sabia que, na Nova Futura, você também encontra Fundos Imobiliários Recomendados? Ao investir nessas carteiras, a corretora já especifica todos os ativos inclusos, facilitando a aplicação e diminuindo o grau de risco do investimento.

Acesse a nossa página e confira a nossa Seleção de Fundos Imobiliários. Assim tendo em mãos uma carteira pré-selecionada por especialistas, aproveitando as análises de uma carteira tricampeã no ranking Exame.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta