Nova Futura Investimentos 02 de junho de 2022 10 minutos lendo
Voltar para o blog

Inteligência artificial e algoritmos: investimentos com tecnologia já é realidade

02 de junho de 2022   -   10 minutos lendo

O uso da inteligência artificial e algoritmos no mercado de investimentos é algo que realmente chama a atenção devido a sua alta capacidade de sucesso. 

Afinal, estamos falando de recursos modernos capazes de alcançarem resultados muito superiores em relação às análises feitas por seres humanos. E que assim, podem oferecer perspectivas ainda mais interessantes para o mercado e seus investidores. 

Para que você entenda mais sobre o tema e como ele pode impactar no mundo dos investimentos, a Nova Futura reuniu uma série de informações neste conteúdo.

Confira a seguir e boa leitura! 

Afinal, o que é inteligência artificial

Para entender como a inteligência artificial e algoritmos podem ajudar no mundo dos investimentos, é ideal que você compreenda esses conceitos. Por isso, vamos começar com a inteligência artificial. 

Também conhecida como IA, essa tecnologia tem como conceito a capacidade de máquinas e sistemas atuarem de forma inteligente. Ou seja, replicar capacidades humanas de raciocínio, análises e percepções. 

Desse modo, ela pode abarcar vários tipos de tecnologias, desde as redes neurais artificiais até mesmo sistemas de aprendizado. Vale ressaltar que essas máquinas podem aprender, interpretar e a partir daí tomar decisões de forma racional.  

Esse é um campo de desenvolvimento que vem sendo estudado e desenvolvido há muitas décadas. E tudo isso só passou a funcionar graças aos modelos de dados, big data e a computação potente em nuvem. 

Portanto, o sistema é capaz de absorver as informações, interpretá-las e organizar esses dados para que seja possível identificar e entender padrões. 

É por isso que a inteligência artificial costuma estar muito ligada com a robótica e a capacidade das máquinas de realizarem atividades mais humanas, de forma independente. Assim como várias outras tecnologias, como reconhecimento de voz, visão e afins. 

Entendendo o conceito de algoritmos

Já os algoritmos podem ser entendidos como uma sequência de comandos, raciocínios e instruções que tem como objetivo executar algum tipo de tarefa. Sendo assim, existe toda uma sequência de instruções que levam até um resultado final. 

Para se ter ideia, nas tecnologias que usamos em nosso dia a dia, esses algoritmos estão presentes. Isso porque, os programadores usam esses algoritmos como base para o desenvolvimento de softwares e seus processos. 

Dessa forma, eles seguem uma sequência lógica, com a entrada e saída de determinadas informações. Inclusive, podem existir informações variáveis, assim como comandos de repetição. 

Nesse sentido, saiba que a inteligência artificial é capaz de empregar esses algoritmos em seus sistemas, com diversos propósitos. Afinal de contas, a tecnologia IA utiliza as instruções desses algoritmos para executar comandos. 

Ou seja, estamos falando de conceitos totalmente conectados e que assim são capazes de executar várias atividades que impactam no nosso cotidiano. Mas quer entender como esse inclui o mercado de investimentos? Continue a leitura!

inteligência artificial e algoritmos (capa)

Relação da inteligência artificial e algoritmos no universo dos investimentos

Que a tecnologia impacta diversos âmbitos das nossas vidas, não resta dúvidas. Mas algo interessante que devemos observar é a aplicação da inteligência artificial e algoritmos no mercado de investimentos. 

Isso porque, essas tecnologias podem ser usadas de diversas maneiras, inclusive, em determinadas operações e para oferecer ainda mais suporte ao investidor. 

Sendo assim, vale destacar o uso dos Fundos Quantitativos que aplicam os algoritmos em análises de dados. A ideia é justamente compreender esses dados, identificando o histórico dos ativos e das próprias movimentações do mercado. 

Desse modo, ele consegue identificar as oportunidades de investimento, contando ou não com a participação humana no processo. De qualquer forma, ele otimiza toda a captação e análise de diversas informações. 

Por isso, é capaz de auxiliar os investidores, uma vez que agiliza todo o processamento de dados e pode servir como apoio para as tomadas de decisões. 

Principais vantagens no uso da inteligência artificial e algoritmos para investimentos

Agora você já sabe que a inteligência artificial e algoritmos podem ser grandes aliados dos investidores. Como mencionamos, essas tecnologias podem ser de grande ajuda durante o processo de análise de informações. 

Contudo, para que você entenda melhor o papel dessas ferramentas e as vantagens que elas podem oferecer, reunimos alguns pontos importantes a seguir. Acompanhe! 

Decisões com embasamento de dados mensuráveis

Quando um investidor está estudando o mercado, analisando tendências e tomando decisões para investir, suas emoções também podem impactar nas escolhas.

Contudo, no caso de uma tecnologia que leva algoritmos como base, todo esse processo é feito sem essas emoções humanas. Ou seja, a análise e escolhas feitas pelo Fundo Quantitativo, por exemplo, não sofre com determinadas subjetividades. 

Por isso, esse acaba sendo um grande diferencial no momento das tomadas de decisões, já que elas podem ser feitas levando em consideração uma perspectiva mais analítica. 

Inclusive, pode ser grande ajuda em movimentações mais arriscadas e voláteis, como é o caso da renda variável. 

Maior capacidade de processamento de informações

Outro detalhe muito característico do mundo dos investimentos é a grande quantidade de dados que existem. E para quem deseja fazer aplicações, se torna essencial consultar e interpretar esses dados. 

No entanto, com um volume tão alto de dados, fica completamente impossível para a capacidade humana analisar todos eles. Mas para soluções que envolvem inteligência artificial e algoritmos isso não é um problema. 

A tecnologia é capaz de analisar não só um alto volume de dados, como de forma muito rápida. Por isso, é capaz de formular escolhas muito mais embasadas em busca de bons resultados. 

Maior previsibilidade e alta precisão

Por ser uma alternativa capaz de analisar muitos dados em curtos períodos de tempo, um sistema de inteligência artificial também consegue ser mais preciso. Assim como é capaz de prever cenários com maiores chances de acerto. 

Isso acontece porque essa tecnologia é capaz de consultar um grande volume de dados, de forma mais assertiva do que um ser humano. Assim, sua capacidade de acertar essas previsões é maior. 

Inteligência artificial e algoritmos oferecem mais segurança aos investidores

Outro ponto muito importante envolvendo a inteligência artificial e algoritmos é a segurança que eles podem oferecer. Isso porque, vários softwares são empregos com o intuito de oferecer mais segurança para o usuário. 

É por isso que muitas empresas do ramo, como os bancos e instituições financeiras, contam com biometria, sistema de reconhecimento de voz e face. Já que eles podem ajudar na proteção de dados.

Conceitos importantes para investir com o uso de inteligência artificial e algoritmos

Quando o assunto é inteligência artificial e algoritmos, não podemos deixar de mencionar alguns conceitos que exploram essa tecnologia para buscar resultados inovadores. 

Inclusive, essas soluções modernas e potentes já podem ser usadas para ajudar investidores em suas escolhas. Conheça algumas a seguir: 

HFTs

Os High Frequency Trading, ou HFTs, são robôs treinados para fazer operações em curtos períodos de tempo. Para se ter ideia, eles possuem uma alta frequência e recebem um forte treinamento para identificar os padrões que estão no mercado. 

Sendo assim, em questão de frações de segundos, eles conseguem realizar operações assertivas. Essa é, inclusive, uma solução utilizada por grandes bancos e instituições que são capazes de arcar com seu alto preço.  

Robô trader

Uma outra opção é o robô trader que também possui inteligência artificial e consegue realizar aplicações de curto prazo. Neste caso, o usuário, geralmente, deve configurar todo o seu funcionamento. 

Ou seja, é necessário definir os padrões e demais detalhes para que ele atue de forma adequada. Com isso, eles podem fazer especulações no mercado, contando com uma boa base de informações. 

Vale pontuar que esses robôs não conseguem ser tão analíticos e assertivos como os HFTs, mas ainda são de grande ajuda. 

inteligência artificial e algoritmos (capa)

Robô investidor

O robô investidor é uma solução para quem pensa em investir com prazos maiores. Dessa forma, ele conta com algoritmos capazes de interpretar as movimentações e tendências do mercado, e até entender o perfil do investidor. 

Nesse sentido, ele conta com recursos de estatísticas, dados e programação capazes de identificar os investimentos mais interessantes para o usuário. E claro, considerando os objetivos daquele investidor e sua forma de investir. 

Machine learning

Quando falamos sobre inteligência artificial e algoritmos, existem alguns termos que são frequentes. Além disso, representam pontos importantes sobre o uso dessas tecnologias. 

No caso do machine learning estamos falando da capacidade de aprendizado das máquinas. Assim, ao invés de simplesmente serem programadas com determinadas regras e ordens, esses sistemas podem ser capazes de criar seu próprio direcionamento. 

Logo, algo muito útil no caso dos investimentos, com sistemas capazes de fazer rápidas aplicações graças a toda sua capacidade de aprendizado. Mas claro, algo que só é possível caso haja um número alto de dados de qualidade. 

Deep learning

Quando falamos sobre o uso dessas tecnologias nos investimentos, é muito interessante adentrar o assunto do deep learning, ou aprendizado profundo. Ele consiste em uma inteligência artificial que utiliza algoritmos de altíssimo nível. 

Por isso, a tendência é que o raciocínio feito pela máquina seja ainda mais próximo do humano. Ou seja, a máquina é treinada para conseguir organizar parâmetros de dados totalmente sozinha, e não apenas usando uma programação definida. 

Com isso, a máquina também conta com autonomia para tentar entender até mecanismos que são mais complexos. 

Como exemplo prático, elas podem ser úteis em sistemas de proteção de dados. Ou mesmo no reconhecimento de voz e face dos clientes investidores. 

Processamento de linguagem natural (PLN)

Mais um fator que está ligado à linguagem artificial é o Processamento de Linguagem Natural. Neste caso, o intuito é fazer com que as máquinas sejam capazes de se comunicarem com uma linguagem mais humana. 

Dessa forma, envolve muito mais uma compreensão de campos semânticos e sintáticos, uma vez que nossa linguagem consegue ser muito complexa. Seja o idioma, gírias, sotaques, abreviações e afins, tudo isso impacta na comunicação. 

Mas por meio do PLN temos uma tentativa de tentar evitar toda a ambiguidade que pode surgir, criando uma comunicação mais humana por parte da máquina. Algo capaz de auxiliar no reconhecimento por voz ou mesmo na análise de textos. 

Vantagens do uso da inteligência artificial via Vontobel na Nova Futura

Para quem está em busca de soluções modernas e seguras, com o uso da inteligência artificial a seu favor, a parceria entre a Nova Futura e o Vontobel é uma grande notícia. 

Isso porque, por meio da corretora independente, os clientes têm acesso a investimentos no banco suíço. O Vontobel é um grupo criado em 1924, com grande tradição no mercado e uma atuação global. 

Ele possui US$300 bilhões em sua gestão e, com esta parceria, os investidores brasileiros podem investir em dólares com aplicações no exterior. Todo o processo também é bem prático, já que pode ser feito através do Vontobel Volt, no aplicativo da Nova Futura

Mas um grande diferencial é que o Vontobel trabalha com o serviço de Digital Wealth Management. Com isso, é possível que o investidor tenha acesso ao serviço de gestão patrimonial oferecido pelo banco suíço. 

Ou seja, além de ser uma forma muito prática de se investir no mercado estrangeiro, ainda é possível contar com todo o suporte de um banco de alta expertise. E claro, que possui competências desenvolvidas ao longo de décadas de atuação no mercado financeiro. 

Atualmente, os clientes contam com a ajuda de mais de 300 especialistas em investimento. Contudo, no futuro, as aplicações poderão ser feitas em moedas como o franco suíço, euro e muito mais. 

Para saber mais, confira esse vídeo exclusivo do Canal da Nova Futura no Youtube.

Conheça a Nova Futura e tenha a melhor gestão patrimonial do mercado

Agora que você conheceu a relação da inteligência artificial e algoritmos para investimentos, você precisa conhecer a Nova Futura.

A Nova Futura é uma corretora independente com quase 4 décadas de tradição. Durante toda a sua história, teve destaque em mercados de equities e derivativos.

Por isso, é sua melhor escolha para descomplicar investimentos e fazer parte de uma plataforma segura, fácil e com atendimento personalizado.

No caso da gestão patrimonial de fortunas, você conta ainda com a credibilidade e confiança da parceria com o banco suíco Vontobel.

Abra já a sua conta na Nova Futura e inicie seus investimentos com segurança e maior tranquilidade.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta