Nova Futura Investimentos 13 de outubro de 2021 3 minutos lendo
Voltar para o blog

Investimento seguro: como identificá-lo?

13 de outubro de 2021   -   3 minutos lendo

É comum acreditar que um investimento seguro seja de renda fixa ou até poupança, porém nem sempre esse é o caso. Afinal, o modo como cada investidor monta a carteira de investimentos depende muito do perfil e dos objetivos, tanto a curto quanto a longo prazo.

Por este motivo, o conceito de investimento seguro pode variar para cada um. Entretanto, neste artigo, falaremos mais sobre como investir dinheiro de forma segura.

O que torna um investimento seguro?

Geralmente, um investimento mais seguro é aquele que oferece um baixo nível de risco e prioriza a segurança. Para definir esse aspecto de uma aplicação, é preciso levar dois fatores em consideração: a volatilidade e a liquidez.

A volatilidade do mercado representa os períodos de alta e baixa dos investimentos, podendo afetar o nível de risco, ou seja, é a oscilação dos valores dos ativos, como ações e demais títulos. Este é um fator considerado pelos investidores ao operar no mercado financeiro.

Já a liquidez leva em consideração a velocidade e facilidade que uma aplicação financeira tem em se transformar em dinheiro. Sendo assim, quanto menos tempo um ativo leva para dar retorno em dinheiro, maior é a liquidez dele. 

Além disso, os títulos protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) também são considerados de alto nível de segurança, já que a associação cobre o valor do investimento caso a empresa emissora da aplicação declare falência.

A poupança é uma boa opção de investimento seguro?

Antigamente, a poupança era tida um investimento seguro e rentável por oferecer uma rentabilidade mais alta. Porém, atualmente, essa opção quase não rende, já que está em torno de 2% da taxa Selic. Por este motivo, hoje, as corretoras não a consideram como um investimento rentável.

No mercado financeiro, é possível encontrar diversas oportunidades com um nível semelhante de segurança da poupança, porém com um rendimento muito superior. Sendo assim, torna-se viável investir sem se preocupar com um alto nível de riscos, encontrando uma rentabilidade que valha a pena.

Quais são os investimentos considerados mais seguros?

Como vimos, é preciso levar alguns fatores em consideração para identificar um investimento seguro. Ao considerar a liquidez e a volatilidade, é possível encontrar formas de investimento seguro com nível baixo de risco.

Tesouro direto

Este tipo de aplicação pode ser considerada de baixo nível de risco já que está diretamente relacionada com o Governo. Esse tipo de investimento costuma ser buscado por diversos perfis de investidores justamente por possuir rentabilidade e liquidez. Por isso, muitos acreditam que investir no tesouro direto é seguro.

Existem diversas modalidades para aplicar no Tesouro direto, sendo que o valor mínimo para começar a investir é de R$ 30, algo acessível para muitos perfis. Vários investidores iniciantes acabam trocando a poupança por esse tipo de aplicação, exatamente devido ao nível baixo de risco. Porém, investidores mais experientes também podem ter uma parcela da carteira dedicada ao Tesouro.

Certificados de Depósito Bancário (CDBs)

Outra modalidade de investimento seguro são os CDBs, que funcionam como se você estivesse emprestando dinheiro para uma instituição financeira e, em troca, recebe os rendimentos adicionados de juros. 

Como mencionamos anteriormente, esse tipo de investimento é protegido pelo FGC. Por isso, em valores de até R$ 250 mil por CPF, é possível obter o investimento de volta, caso a instituição emissora do ativo encerre as atividades.

Fundo de renda fixa

Para quem busca oportunidades de investimento consideradas seguras, mas não possui muito tempo ou experiência para selecionar as aplicações, uma opção é o fundo de renda fixa. 

Na Nova Futura, por exemplo, é possível encontrar esse formato de investimento: basta abrir uma conta gratuitamente. Para saber mais sobre os fundos de investimento da Nova Futura assim como as oportunidades que combinam com seu perfil e seus objetivos, acesse nossa página.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta