Nova Futura Investimentos 11 de outubro de 2021 3 minutos lendo
Voltar para o blog

Menor de idade pode investir? Confira!

11 de outubro de 2021   -   3 minutos lendo

Não há dúvidas de que pensar no futuro dos nossos filhos é uma das maiores demonstrações de cuidado e preocupação com eles. Pensando nisso, uma dúvida que surge é: menor de idade pode investir? A resposta para essa pergunta é: sim, é possível.

Existem muitas opções de investimento para quem tem menos de 18 anos, mas é preciso estar atento quanto as regras para que os adolescentes ou crianças possam investir. Confira a seguir mais detalhes.

Regras para investir sendo menor de idade

É possível que os pais ou um adulto responsável pelo menor de idade abra uma conta em uma instituição de investimentos em nome da criança ou adolescente. Para isso, é preciso apenas atentar-se aos documentos exigidos para abertura de conta e as regras de investimento. Para abertura de conta em uma corretora financeira é necessário:

– Documento de identificação do menor (Certidão de Nascimento para menores de 3 anos);

– Documento de identificação do Responsável Legal (pai ou mãe);

– Comprovante de residência em nome dos pais ou do menor;

– Ficha cadastral assinada pelo pai e pela mãe do menor. Vale lembrar que só será aceita apenas uma assinatura quando o pai ou a mãe é falecido (necessário enviar certidão de óbito) ou quando os pais são separados (é preciso possuir a guarda total do menor e enviar a ordem judicial).

Além disso, é necessário que o menor tenha ao menos uma conta conjunta com algum dos pais ou que tenha uma conta bancária em seu nome.

Quais investimentos o menor de idade pode ter?

Após concluir a abertura de conta na instituição, o próximo passo é começar a investir. Mas antes disso, atente-se quanto as regras e tipos de investimento que o adolescente tem acesso, pois isso fará com que seja mais simples e prático alcançar os seus objetivos sem cometer erros.

Os menores de idade podem apenas realizar operações no segmento Bovespa. Sendo assim, é possível aplicar em todos os produtos de renda fixa (CDB, CDI, Títulos Públicos) e ações. Não há um valor mínimo para poder operar.

Vale lembrar que o menor de idade não poderá operar o mercado futuro (contratos de ativos e índices de mercado para uma data futura). Por possuir um risco muito maior que as ações, estes ativos estão vetados até a criança ou adolescente ter 18 anos completos.

Comece a investir com quem conhece o mercado!

Caso queira mais dicas e informações sobre como começar a investir, conte com a Nova Futura. Em nosso blog, você encontra diversos conteúdos para te ajudar a aprimorar a sua educação financeira.

Além disso, é possível aprender mais com a Futura Academy, uma área da corretora dedicada à educação financeira, visando instruir investidores iniciantes até traders mais experientes. Venha conferir!

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta