O que é Leilão?
home     Mercado de ações     Tudo sobre o mercado     O que é Leilão?

O leilão é um procedimento adotado pela BM&FBOVESPA para proteger o mercado contra variações abruptas de preços. No leilão, as negociações de ações ou de opções são interrompidas e as ofertas de compra e vendas são equilibradas para os demais interessados.

Os leilões mais comuns são:

Leilão (Call) de abertura
Denomina-se “call de abertura” o período compreendido nos minutos que antecedem a abertura das negociações na BM&FBOVESPA. O “call” tem por objetivo fazer com que a abertura desses papéis se processe de forma transparente, sendo suas regras as mesmas adotadas para o fixing no Sistema Eletrônico de Negociação.

 Leilão (Call ) de fechamento
Denomina-se “call de fechamento” o período compreendido nos minutos finais de negociação e utilizado para determinados Ativos. O “call” tem por objetivo fazer com que o fechamento desses Ativos seja processado de forma transparente.

O “call de fechamento” é adotado para os papéis pertencentes às carteiras teóricas dos índices calculados pela BM&FBOVESPA e para as séries de opções de maior liquidez, conforme divulgadas pela BM&FBOVESPA.

Durante o funcionamento do pregão podem ocorrer diversos leilões decorrentes de variações de preços, de quantidades ou de negócios. Para todos os procedimentos de leilão clique aqui.