Procedimento na compra e venda das ações
home     Mercado de ações     Tudo sobre o mercado     Procedimento na compra e venda das ações

A Nova Futura Corretora dispõe de profissionais especializados, capacitados a dar orientações sobre investimentos, receber ordens dos investidores e transmiti-las aos operadores qualificados por eles que têm acesso ao sistema de negociação das Bolsas.

Existe ainda a possibilidade de o investidor dar sua ordem de compra ou venda de uma ação, via Internet, usando o site de sua Corretora (Home Broker). Nesse caso, o investidor estará enviando sua ordem diretamente ao sistema da Bolsa.

Sempre quando é feito uma operação pela mesa de operações, o investidor receberá por email uma nota de corretagem, contendo todas as informações sobre sua operação, incluindo os custos. Essas informações estarão também disponíveis pelo Home Broker para que o cliente acesse quando quiser. Além da nota de corretagem, o cliente também irá receber seu extrato de conta corrente.

Liquidação: Executada a ordem de compra/venda de uma ação, ocorre a liquidação física e financeira, processo pelo qual se dá a transferência da propriedade dos títulos e o pagamento/recebimento do montante financeiro envolvido, dentro do calendário específico estabelecido pela Bolsa para cada mercado.

No mercado à vista, vigora o seguinte fluxo de liquidação:

  • D+0 - dia da operação;
  • D+1 - prazo para os intermediários financeiros (Corretoras) especificarem as operações por eles executadas junto à Bolsa;
  • D+2 - entrega e bloqueio dos títulos para liquidação física da operação, caso ainda não estejam na custódia da CBLC;
  • D+3 - liquidação física e financeira da operação.

A liquidação é realizada por empresas de compensação e liquidação de negócios, que podem ser ligadas à Bolsa ou independentes.

A BM&FBOVESPA utiliza a CBLC - Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia para liquidar as operações realizadas em seus mercados.

As Corretoras da BM&FBOVESPA e outras instituições financeiras são os Agentes de Compensação da CBLC, responsáveis pela boa liquidação das operações que executam para si ou para seus clientes.

Note que no mercado de opções, o fluxo de liquidação é:

  • D+0 - dia da operação;
  • D+1 - liquidação física e financeira da operação.