Mercado Agrícola
home     Mercado de Derivativos     Mercado Agrícola

Os derivativos agropecuários atendem a necessidade de comercialização de determinadas mercadorias. Devem ser utilizados por empresas que pretendem se proteger do risco de preço de seus produtos e matérias-primas utilizadas. 

É por meio deste mercado que as empresas conseguem garantir a fixação dos preços de determinadas mercadorias, que sofrem impactos diretos de fatores externos, como clima, condições de solo e pragas, por exemplo. 

A Nova Futura atua no segmento do Mercado Futuro Agropecuário há mais de 25 anos, liderando o ranking do mercado agrícola da BM&FBOVESPA muitas vezes. 

Contando com toda expertise adquirida ao longo dos anos, a Nova Futura possui uma equipe especializada, conectada a todas as informações, cotações e negociações das principais bolsas de commodities do mundo, como NYBOT, CBOT e LIFFE e apta a prestar os melhores serviços aos clientes, objetivando sempre reduzir riscos e maximizar resultados.

Entre os contratos disponíveis na BM&FBOVESPA estão:

Contrato Futuro de Açúcar Cristal Especial  
Contrato Futuro de Boi Gordo
Contrato Futuro de Café Arábica
Contrato Futuro de Etanol
Contrato Futuro de Milho
Contrato Futuro de Soja

Liquidação física das operações

Como é de conhecimento público, todos os procedimentos sobre entrega física, estão detalhados nos Contratos padronizados pela BM&FBOVESPA, porém devemos ter ações para alertar os clientes sobre os procedimentos e riscos para esta liquidação, tais como:

• Quando estiver próximo do período de entrega serão identificados os clientes que tenham posições em aberto;

• Alertar que a liquidez do Contrato tende a diminuir e consequentemente tenham que entregar ou receber mercadorias;

• Informar sobre os procedimentos de entrega e recebimento, bem como os aspectos tributários inerentes, para que os clientes tenham idéia de todos os trâmites e riscos envolvidos nesta liquidação;

• A Liquidação Física está sobre a responsabilidade do Diretor de Operações da Corretora, que gerenciará todos estes procedimentos, inclusive com o Departamento de Liquidação e Custódia da BM&FBOVESPA.