Nova Futura Investimentos 23 de novembro de 2021 3 minutos lendo
Voltar para o blog

O que é economia?

23 de novembro de 2021   -   3 minutos lendo

“Precisamos economizar dinheiro”.” Compre em nossa loja e economize mais”. “Veja a previsão para a economia do Brasil”. Todas essas são frases que você já deve ter ouvido em algum momento e se perguntado o que afinal de contas é a economia. Justamente por isso, é tão importante compreendê-la e entender o seu conceito. Neste texto, vamos explicar o que é economia e qual a importância dela para as nossas vidas.

Definição e significado da palavra

Do grego, a palavra “economia” significa “administração de uma casa”. Dessa forma, podemos defini-la como um conjunto de produção e consumo de bens de serviços necessários para sobrevivência humana. Ou seja, o controle para evitar desperdícios, seja em serviços ou atividades.

Afinal, o que é economia?

Após entender a sua definição e significado, podemos dizer que a economia está ligada diretamente ao fluxo de serviços e bens dentro de uma sociedade. Portanto, procede da necessidade de entender como os produtos ou serviços são gerados e como ocorre o consumo deles.

Vale lembrar que as pessoas que estudam a Ciência Econômica são os economistas. São eles os responsáveis por observar de que maneira estão sendo produzidos e consumidos esses bens, além de como estão sendo distribuídos.

Economia x Ciências Econômicas

Uma ambiguidade sobre o significado de economia é que por muitas vezes o termo é usado como sinônimo ou confundido com “Ciências Econômicas”, área que estuda o funcionamento dos sistemas econômicos e as relações com os agentes econômicos.

Com isso, basta entender que “Ciências Econômicas” ou “Ciência de Escolhas”, analisa a alocação ótima de recursos escassos. Nela, os economistas irão debater e divergir como essa alocação deve ser feita e como abordar a escassez partindo de premissas como eficiência e bem-estar, além de resolver os três problemas econômicos básicos:

  • O quê e quanto produzir?
  • Como produzir?
  • Para quem produzir?

Vale lembrar que a Ciência Econômica possui diversas divisões, sendo estudada em dois níveis: a Macroeconomia e Microeconomia.

Macroeconomia

A Macroeconomia é o ramo que estuda a economia em uma perspectiva mais ampla. Por exemplo, as economias nacionais com a produção econômica de todo o país, as contas públicas e relações econômicas internacionais, com indicadores econômicos como inflação, juros taxa cambial e balança comercial.

Microeconomia

Além da Macroeconomia, o outro nível de estudo das Ciências Econômicas é a Microeconomia, que olha para os detalhes da economia, como ações de indivíduos e empresas, as relações entre eles, além de questões como a formação de preços, a oferta e a demanda de bens de consumo ou questões sociais importantes. Além disso, é o ramo que busca entender o comportamento e as escolhas dos indivíduos.

Mantenha-se informado conosco!

Gostou de saber mais sobre o que é economia? Então, não deixe de conferir o episódio “O que é Economia” no canal Nerdologia do YouTube! Para mais informações sobre o universo dos investimentos, confira os canais da Nova Futura ou entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre como podemos ajudar.

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta