Nova Futura Investimentos 12 de outubro de 2021 4 minutos lendo
Voltar para o blog

Principais tipos de investimentos financeiros

12 de outubro de 2021   -   4 minutos lendo

Para quem deseja uma renda extra, começar a investir pode ser um caminho para conquistar os objetivos. Para isso, é preciso conhecer os tipos de investimentos financeiros disponíveis e entender qual deles se alinha melhor com o seu perfil de investidor e suas metas.

É importante também alinhar suas expectativas com a realidade do mercado financeiro e saber o que esperar de cada formato de investimento. Assim, você fica mais preparado para os possíveis riscos e rendimentos de cada modelo. Por isso, confira a seguir mais detalhes sobre quais tipos de investimentos financeiros existem e os diferenciais deles.

Investimentos de renda fixa

Um dos tipos de investimentos financeiros no Brasil mais populares são os de renda fixa, porque têm rendimento definido já na compra do título. Ou seja, é possível ter uma ideia do valor da remuneração antes do prazo de vencimento.

A renda fixa é considerada um tipo de investimento para pessoa física que oferece mais segurança em relação à variável. Portanto, ela pode combinar com o perfil do investidor mais conservador, que não está disposto a investir em oportunidade com um nível de risco. Geralmente, nesse tipo de título, você aplica seu dinheiro e recebe uma rentabilidade em troca.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário, ou CDB, é um dos tipos de investimentos financeiros que funciona como um empréstimo do investidor ao banco ou à instituição financeira. Em troca, ele recebe os rendimentos mais os juros do valor investido. Essa aplicação possui liquidez diária e rende mais que a poupança, por isso é uma opção geralmente escolhida por quem prefere oportunidades de baixo risco.

Tesouro Direto

Outro dos tipos de investimentos financeiros é o Tesouro Direto, aplicação que também possui rentabilidade fixa e liquidez diária. Além disso, é possível investir a partir de R$ 30, o que pode ser atraente para quem está começando e ainda não tem experiência com aplicações. 

Debêntures

Outro na lista de tipos de investimento no mercado financeiro são as debêntures. Tratam-se de aplicações que podem ser emitidas tanto por instituições financeiras quanto pelo governo para arrecadação de recursos. Assim, é possível investir e receber os rendimentos com os juros.

Renda variável

Se você quer conhecer os diferentes tipos de investimentos financeiros, então deve saber mais sobre a renda variável. Ao contrário da renda fixa, essa modalidade se caracteriza pela imprevisibilidade. Ou seja, nesse tipo de investimento, não há como prever com certeza o retorno e se será positivo.

Os tipos de investimentos financeiros de renda variável costumam ter um nível de risco mais alto que os de renda fixa, mas também oferecem a possibilidade de rendimentos mais elevados. Portanto, o perfil de investidor arrojado costuma se atrair mais por essas aplicações, principalmente para diversificar a carteira.

Ações

As ações são títulos emitidos pelas empresas na Bolsa de Valores para arrecadar investimento. Adquirir uma ação é como obter uma pequena parte do capital da companhia. Em alguns casos, dependendo do tipo de ação, é possível ter direito a votação em decisões da empresa, já que você passa a ser um acionista.

Fundos imobiliários 

Os fundos imobiliários são uma categoria coletiva de investimentos de renda variável. Diversos investidores com interesses em comum se unem para negociar ativos imobiliários selecionados por uma companhia gestora. Sendo assim, o investidor conta com um profissional especializado no mercado financeiro para escolher que títulos mais combinam com seus objetivos.

Brazilian Depositary Receipts 

Mais conhecidos como BDRs, os Brazilian Depositary Receipts são outro exemplo de investimento de renda variável. Tratam-se de ações emitidas por companhias estrangeiras, porém negociadas no Brasil. É uma oportunidade de investir em empresas de outros países por meio de títulos representativos.

Conheça a Carteira Recomendada da Nova Futura!

A Carteira Recomendada é um formato de investimento disponível em corretoras em que especialistas selecionam ativos que podem gerar retorno segundo as indicações do mercado. Assim, você pode investir sem precisar estar sempre ligado nas movimentações do mercado.

Essa opção serve tanto para investidores iniciantes que precisam de orientação quanto para mais experientes que buscam especialistas para investir. Acesse nossa página e saiba mais detalhes sobre a Carteira Recomendada da Nova Futura!

Conteúdo Relacionado

Pronto para começar?

Abra sua conta