O RLP (Retail Liquid Provider), em português, Provedor de Liquidez para o Varejo, é um modelo operacional já utilizado em Bolsas Internacionais, há quase uma década.

Recentemente, em Agosto/2019, esta modalidade operacional utilizada por corretoras e bancos de investimentos foi regulamentada pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Este modelo, no Brasil, tem um impacto interessante e definitivo sobre a dinâmica do mercado, provendo maior liquidez às operações e trazendo benefícios aos clientes.

Como funciona o RLP?

O RLP é um método operacional que proporciona maior liquidez para o mercado, permitindo o bom funcionamento do processo de formação de preços. Além disso, o cliente Pessoa Física tem a garantia de que o preço da operação será sempre igual ou melhor do que o preço disponível no livro central de ofertas.

Quando o negócio não for fechado, a oferta RLP é cancelada ao final do dia.

O RLP permite que as corretoras negociem com suas carteiras próprias, atuando efetivamente como contraparte de seus clientes Pessoa Física nas negociações de minicontratos de Índice e Dólar.

O preço é ajustado pela plataforma de negociação, de forma contínua e automática, para oferecer as melhores condições de liquidez e preço ao cliente Pessoa Física. Ou seja,: ao fechar um negócio, o cliente terá sempre um preço igual ou melhor do que o disponível no livro central de ofertas.

Os preços das negociações serão sempre iguais ou melhores que o livro de ofertas. Um eficiente instrumento para elevar o volume de negociações. Importante dizer que todas as operações realizadas são auditadas mensalmente pela CVM.

Quais os benefícios e vantagens da RLP?

Maior Liquidez

Com a introdução da RLP no Brasil, haverá o crescimento da liquidez do mercado, isto porque, as Corretoras serão as provedoras de liquidez nas operações, tanto do lado da compra quanto da venda, negociando diretamente com os seus clientes.

Melhor Preço

A NOVA FUTURA garantirá ao cliente a manutenção ou melhora do preço de execução em relação ao modelo anterior de oferta de mercado. Também não haverá a necessidade de fracionar a ordem à mercado por insuficiência de demanda em determinado nível de preço.


O tempo médio no OMS é de 4 milissegundos


Informações importantes aos Traders


Apenas os clientes com perfis moderados e agressivos serão beneficiados com as operações RLP.

Apenas os clientes da NOVA FUTURA que estejam classificados em seus Perfis de Investimentos como “Moderado” ou “Agressivo” poderão ser beneficiados com as operações RLP.

Há um limite operacional, diário, determinado pela B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, em conjunto com a CVM – Comissão de Valores Mobiliários, para esse tipo de operação.

Esse limite deve ser observado pelos participantes do mercado.

Sendo assim, não há garantia de que 100% das operações sejam atendidas pelo RLP.  Além disso, o RLP não pode favorecer clientes com perfil “Conservador”.

Quer saber mais? Acesse a B3.

Pronto para começar?

Abra sua conta