Segurança


Segurança é prioridade para a Nova Futura!

PRIVACIDADE: Todas as informações fornecidas por nossos clientes são coletadas e guardadas de acordo com rígidos padrões de segurança e confidencialidade, seguindo as determinações da BM&FBOVESPA e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Compliance e Gerenciamento de Risco

Para a Nova Futura, gerenciar riscos é fundamental para a efetividade e sucesso de nossas operações e negócios, para a proteção e rentabilização dos recursos investidos conosco e na definição de quais as melhores modalidades de investimento do mercado financeiro.

É por essas razões que a Nova Futura tem compromisso estreito com políticas de gerenciamento de risco, bem como com processos de formalização de operações e definição de estratégia. Assim, trabalhamos para a solidez de nossa empresa e o bom desempenho financeiro de nossos clientes. 

A Nova Futura conta com especialistas com dedicação exclusiva ao gerenciamento de riscos e acesso direto à alta administração da empresa. Eles atuam em estrutura segregada do ambiente de negócios, em três frentes de trabalho dedicadas aos seguintes riscos:

De crédito e de liquidação

De liquidez e financeiros inerentes ao mercado

Operacionais e legais

Dentro dessas premissas, a área fica responsável por acompanhar em monitorar, em tempo real, as operações realizadas pelos clientes, bem como suas respectivas exposições; disponibilizar informes sobre os riscos das diversas modalidades de investimento e do mercado; e, ainda, oferecer simuladores para a melhor orientação daqueles que confiam seus investimentos à Nova Futura.

Contingências

Para o caso de contingências que fujam ao controle da Corretora, a Nova Futura desenvolveu o Plano de Continuidade de Negócios, um planejamento específico que contempla todas as estratégias e iniciativas da Corretora em relação às ocorrências como desastres naturais, incidentes decorrente de ameaças, vulnerabilidades e riscos a que a empresa está exposta e que possam afetar nossos principais processos de negócios.

O Plano de Continuidade de Negócios é fundamental para que a Nova Futura possa cumprir os compromissos assumidos junto aos clientes.

Para a Nova Futura, transparência, seriedade e comprometimento são diretrizes de nosso dia a dia. 

Segurança da Informação 

Aos colaboradores, inclusive aos estagiários e prestadores de serviço deverá ser fornecida uma identificação pessoal para acesso aos recursos tecnológicos.

Esta concessão de acesso será feita com base nas necessidades funcionais de cada colaborador e terá como suporte a autorização do gestor do negócio ou do processo de suporte, devidamente documentada.  Esta autorização poderá ser feita por sistema, e-mail ou documento físico e aprovada pela diretoria responsável por cada área/processo.

Essa identificação, representada por meio de login e senha, deverá ser pessoal, intransferível e tratada confidencialmente.

A correta utilização da identificação é de responsabilidade de cada usuário.

Aos colaboradores, inclusive aos estagiários e prestadores de serviço deverá ser fornecida uma identificação pessoal para acesso aos recursos tecnológicos.

Esta concessão de acesso será feita com base nas necessidades funcionais de cada colaborador e terá como suporte a autorização do gestor do negócio ou do processo de suporte, devidamente documentada.  Esta autorização poderá ser feita por sistema, e-mail ou documento físico e aprovada pela diretoria responsável por cada área/processo.

Essa identificação, representada por meio de login e senha, deverá ser pessoal, intransferível e tratada confidencialmente.

A correta utilização da identificação é de responsabilidade de cada usuário.

As informações e os recursos tecnológicos (sistemas informatizados e equipamentos) serão disponibilizados apenas aos colaboradores quando necessitarem utilizá-los no exercício de suas atividades profissionais.

Os equipamentos de informática deverão ser dotados de dispositivos de segurança contra acessos e instalação de programas não autorizados.

>Para a Rede da Nova Futura:

- Tamanho mínimo de senha: Seis caracteres;

- Senha inicial auto expirada (troca compulsória):  sim

Prazo de necessidade de troca obrigatória: 45 dias

Senhas recentes não aceitas em troca: Seis últimas

Tentativas de acesso inválidas para bloqueio: Três

Necessidade de pedido de inativação por férias: Sim (o RH deve informar a equipe de tecnologia quais funcionários estão de férias)

Duração do bloqueio: até o administrador liberar

Requisito de complexidade de senha: ativado

Criptografia: ativado.

>Para sistemas aplicativos:

Depende do aplicativo / rede de serviço. As orientações serão fornecidas de acordo com a necessidade de uso.

>Orientação geral para acessos a todos os sistemas:

- Evitar o uso de senhas óbvias e que usem dados reais do usuário (nome de esposa (o), filhos, e outros, datas, números de documento);

- Não anotar a senha em local visível e que facilite sua identificação para uso indevido;

- Somente serão permitidas identificações de acesso não nominais para necessidades técnicas de sistemas ou infraestrutura devidamente gerenciada pela TI.

 A disponibilização do acesso concedido nominalmente a um colaborador para outro será considerada falta grave suscetível de punição prevista na legislação trabalhista e cível