Renda Variável

Invista em Renda Variável

Otimize seu patrimônio com possibilidades e oportunidades de altos ganhos.

Banner promocional Nova Futura

Assessoria Exclusiva

Recomendações personalizadas de nossos analistas.

Potencializar lucros

Ganhos superiores à renda fixa, aproveitando a maior volatilidade do mercado.

Dividendos & JCP

Proventos regulares via dividendos e Juros sobre Capital Próprio.

Conheça nossas opções de Renda Variável

Diversifique sua carteira com ações, ETFs, BDRs, FIIs, futuros e muito mais — tudo em uma única plataforma para potencializar seus resultados.

Carteiras Recomendadas

Diversificação automática em carteiras premium elaboradas pelos nossos analistas.

Plataformas para traders

As melhores plataformas de trading, grátis para operar.

  1. Suporte especializado via WhatsApp;
  2. Corretagem zero em todas as operações;
  3. Baixa latência DMA;

Profit Plus

Perfeito para traders que utilizam o Super DOM para análise e tomada de decisões com base no fluxo de ordens.

Profit Pro

Ideal para traders exigentes, com recursos como: Mapa de Fluxo, Volume at Market, Curvas de Juros, Módulo de Opções e muito mais.

Profit Max Trader

Oferece replay de mercado, simulador avançado e operações diretamente no gráfico, com versão mobile inclusa.

Profit
Tryd
Mockup

Conheça nossa Carteira Recomendada

Seleção de ativos mensal e semanal de empresas com alto potencial de valorização, elaborada pelos analistas da Nova Futura.

Imagem de prédio

Gratuito

Simulador de Investimentos

Em segundos, visualize projeções reais do seu patrimônio em diferentes cenários. Use nosso simulador para descobrir o potencial de crescimento do seu investimento.

Equipe de analistas da Nova Futura durante live ao vivo
Aplicativo Nova Futura exibido em um iPhone

Abra sua conta
diretamente pelo app!

Rápido, prático e seguro.

Cadastro completo em poucos passos

Basta preencher seus dados e enviar os documentos para começar.

Segurança garantida para seus investimentos

Seu cadastro é protegido com os melhores padrões de segurança digital.

Ativação rápida e prática

Após análise dos dados, sua conta estará ativa para começar a investir.

Perguntas Frequentes

A liquidação no mercado à vista ocorre normalmente em D+2 (dois dias úteis) para a maior parte dos ativos de renda variável. O fluxo de negociação/liquidação acontece da seguinte maneira:

  • D+0: dia da negociação.
  • D+1: dia do provisionamento de saldo da operação de ambas as partes.
  • D+2: dia da liquidação do ativo negociado.

A Câmara B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) estabelece horários específicos para a entrega e o recebimento de ativos:11h: O vendedor entrega a posição vendida.16h: O comprador recebe a posição comprada.

No entanto, existe o risco de descasamento entre as datas de liquidação de direitos e obrigações (compra e venda), que é um risco de negócio e pode resultar na não entrega dos ativos dentro do prazo, causando uma Falha na Entrega de Ativo ou que chamamos de “Pendência de Venda/Compra”.

A falha na entrega de um ativo (ação) ocorre quando o investidor vendedor não realiza a entrega/liquidação do ativo vendido em D+0. Nessa situação, temos uma “falha de liquidação”, onde a Câmara de Liquidação B3 pode aplicar multas e penalidades ao vendedor inadimplente.

1º Cenário: o cliente vendedor não entregou o ativo vendido em D+0.

  • D+2: no dia da liquidação da operação, a Câmara B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) aplica uma multa de 0,5% sobre o valor do ativo não entregue. Em alguns casos, o cliente também pode ser sujeito a uma chamada de margem de acordo com o risco intradiário envolvido na operação.

2º Cenário: o cliente vendedor entregou em D+3 o ativo vendido.

  • Regularização: Houve a regularização da falha, mas o cliente inadimplente será penalizado com uma multa de 0,5% sobre o valor dos ativos não entregues, encerrando-se assim o tratamento da falha de entrega.

3º Cenário: o cliente vendedor não entregou em D+3 o ativo vendido.

  • Multa e Recompra: Além da multa de 0,5% sobre o ativo não entregue, inicia-se o processo de recompra, onde a corretora credora pode ir ao mercado e recomprar a posição negociada em D+0, repassando todos os custos da operação ao vendedor inadimplente. Este processo pode se estender até D+7 da operação, com incidência de uma multa adicional de 0,5% pela falha na entrega e 4,5% sobre o volume financeiro do negócio.
  • Intermediação pela Corretora: a corretora é responsável por intermediar o processo de recompra até sua conclusão, orientando os clientes, vendedor e ou comprador, até a regularização.

1. Cancelamento de recompra: a ordem de recompra pode ser cancelada se as partes envolvidas concordarem. O vendedor inadimplente solicita à contraparte credora o cancelamento da recompra com a promessa de entregar o ativo. Este cancelamento pode ser realizado até D+5 da operação.

2. Ordem de execução da recompra: se o cliente vendedor informar que não irá honrar com a entrega das ações vendidas em D+0, a corretora credora efetuará a compra do ativo no mercado para repassar ao cliente comprador. Este processo pode ocorrer até D+5 da operação que gerou a falha.

3. Reversão:: a operação realizada em D+0 é cancelada automaticamente, ou seja, o vendedor não entregou os ativos vendidos e o comprador não realizou a recompra dos ativos, os valores financeiros são estornados para ambas as partes.

Um BTC Compulsório é um mecanismo utilizado pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) para lidar com falhas na liquidação de ativos. O BTC Compulsório, ou Empréstimo Forçado, é acionado quando uma corretora ou participante do mercado não consegue entregar os ativos vendidos dentro do prazo estabelecido. Caso o ativo esteja disponível no Banco de Títulos, esse mecanismo poderá ser acionado automaticamente pela Câmara, evitando falhas de liquidação. Esse processo normalmente ocorre em D+2 da operação e está sujeito à cobrança de taxas de empréstimo, conforme a volatilidade do ativo no mercado.

  • Posição em Custódia: certifique-se de que os ativos que deseja vender estão disponíveis em sua conta de custódia antes de realizar a transação.
  • Empréstimo de Ativos: caso venda a descoberto, (sem ter o ativo) certifique-se de que o ativo é elegível para aluguel e que há liquidez no mercado.

Essas práticas ajudam a minimizar o risco de falhas na entrega de ativos, garantindo uma operação eficiente e confiável no mercado financeiro.